O futuro é analítico

Apesar de tantas incertezas que a pandemia trouxe no mundo inteiro, algo é certo: o mundo será cada vez mais dos dados. Sua utilização é estratégica em diferentes áreas de negócios e pode ser o grande diferencial competitivo das empresas, especialmente daquelas que atuam no comércio exterior. Não basta ter um grande volume de informações, mas saber extrair o que realmente interessa delas, ou seja, gerar insights a partir dos dados que são capturados por meio de ferramentas de Analytics e IA.

Leia mais...

Qual a relação entre economia digital e mudança de mindset?

Diferente do que se pensa, a premissa central para uma economia digital não é a tecnologia, mas o foco no cliente. Falar em economia digital é como entregar um passaporte para as pessoas viajarem ao mundo d’Os Jetsons, famosa série de animação dos anos 1960, com carros autônomos e voadores, robôs, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT).

Leia mais...

Open Everything surge como principal inovação para o mercado nacional

Após a chegada do Open Banking, o mercado nacional já vislumbra sinais das próximas agendas de inovação do setor financeiro. O avanço tecnológico tem ocorrido de maneira exponencial, principalmente, nos últimos seis anos e é o principal catalisador desta jornada disruptiva do mercado.

Leia mais...

Só os paranoicos sobrevivem

Quando decidi usar o título do livro do Andrew Grove para falar de segurança da informação, não fiz por acaso. Diante de tantos vazamentos, invasões, roubos de identidade, não dá para deixar de ser obcecado com a proteção dos dados corporativos e dos clientes, ainda mais com o dragão da LGPD cada vez mais perto e com o crescente papel da Inteligência Artificial na segurança da informação. Muito se tem falado que o elo mais fraco da Segurança da Informação é o ser humano.

Leia mais...

Redes Neurais darão bons programadores?

O futuro não é mais como era antigamente. Paul Valéry

Em 1898, aconteceu em Nova York o primeiro congresso de planejamento urbano do mundo. Um tópico dominava os debates, pois o principal problema das cidades na época era o manejo do esterco de cavalos. Easter morning, 1900. New York City's Fifth Avenue bustling with horse-drawn traffic and two motor cars. Photo: National Archives

Leia mais...

Automação e Telemetria impulsionam metas do novo Marco Legal do Saneamento

Os novos padrões de comunicação entre redes industriais, a exemplo do 5G e da tecnologia Time Sensitive Network (TSN) e a confiabilidade dos sistemas de automação e controle, podem representar um impulso na automação de processos que, certamente poderão ajudar a colocar o Brasil na trilha certa para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em 2020.

Leia mais...

O futuro da Indústria é o Lean 4.0

Nos últimos anos, a Indústria passou por uma transformação que migrou a produção em massa para a produção enxuta, o Lean Production. Essa metodologia, que nasceu no chão de fábrica automotivo, é hoje reconhecidamente uma das melhores práticas de gestão industrial, e seu sucesso fez com que se expandisse também para outros segmentos.

Leia mais...

Digitalização e Sustentabilidade são dois lados da mesma moeda

A sustentabilidade escalou rapidamente o topo da agenda corporativa com o início da pandemia. Os eventos do ano passado elevaram a importância dos padrões ambientais, sociais e de governança (ESG), dado que as empresas passaram a olhar para além dos lucros de curto prazo e para um futuro melhor.

Leia mais...

Como o paciente digital impulsiona o uso de tecnologia e inovação na saúde?

A Internet mudou a história da humanidade e, consequentemente, o comportamento do consumidor. Hoje, há no Brasil 134 milhões de usuários de internet e o celular é usado por 99% das pessoas conectadas no país, segundo o CGI - Comitê Gestor da Internet no Brasil. Com o digital cada vez mais presente, é fato que a praticidade proporcionada pela internet e por recursos tecnológicos permite que nossas atividades do dia a dia sejam realizadas em menos tempo e com menos custos.

Leia mais...

Entenda qual o futuro da tecnologia blockchain e seus benefícios para as empresas

Muito se fala sobre o futuro da tecnologia blockchain e de suas funcionalidades, porém, nem todos sabem que sua evolução se iniciou há quase 10 anos e que estamos vendo inúmeras aplicações, não só focadas em criptomoedas/bitcoins. Em um ano eleitoral - por exemplo - percebemos que algumas empresas propuseram soluções com a utilização desse sistema, dando a possibilidade de algumas sessões serem agraciadas com um voto em blockchain, híbrido ou completo, que transforma a utilização dessa tecnologia, garantindo segurança digital e transparência nos dados.

Leia mais...