Você está aqui: HomeEquipe IT PortalAcontecePalestra em Curitiba sobre obtenção de recursos no Europa

Palestra em Curitiba sobre obtenção de recursos no Europa

No próximo dia, 22, a SOFTEX (http://www.softex.br ) e o B.Bice (http://www.bbice.unb.br ), projeto de apoio e reforço às atividades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e a União Européia (UE), promovem em Curitiba a palestra “Projetos em TICs com recursos da União Européia – Oportunidades para empresas brasileiras de software e serviços de TI”. A realização do encontro conta com os apoios do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e do Curitiba Offshore Center.

O evento será aberto às 9h00 por Paulo Egler, coordenador do B.Bice. Ele explicará como as empresas nacionais, principalmente as pequenas e médias (PMEs), podem participar dos projetos internacionais cooperados realizados no âmbito do Framework Programme 7 (FP7/Programas-Quadro) e assim receber recursos para custear parte de suas atividades de inovação.

Principal instrumento para financiamento de pesquisa e desenvolvimento da União Européia, os Programas-Quadro contam com um budget da ordem de 50,521 bilhões de euros para investimento até 2013 que podem ser pleiteados pelas companhias nacionais, desde que elas trabalhem em conjunto com  entidades e empresas ligadas à EU. Esses recursos são oferecidos em editais específicos publicados periodicamente e disponíveis para consulta no link: http://cordis.europa.eu/fp7/dc/

Na sequência, Paulo Lopes, diretor-geral da Sociedade da Informação da Comissão Européia, abordará a questão do FP7 na área de TICs. Encerrando a programação no período da manhã, John Forman, diretor de Capacitação e Inovação da SOFTEX, analisará a cooperação entre o Brasil e a União Européia nesse segmento. Após o almoço, às 14h30, os três executivos coordenarão a oficina, uma reunião com os participantes para o esclarecimento de dúvidas.

“Esta é mais uma etapa da iniciativa, que já foi realizada nas cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Recife. Em Curitiba, pela primeira vez, promoveremos uma oficina para detalhar, passo-a-passo, os diversos mecanismos de apoio disponíveis, o processo de elaboração e de coordenação dos projetos; e os instrumentos que podem ser empregados para auxiliar na busca de parceiros internacionais”, explica John Forman.

As inscrições para acompanhamento da palestra e da oficina são gratuitas, mas precisam ser realizadas com antecedência pelo e-mail: ana.bertoglio@fiepr.org.br

"PROJETOS EM TICS COM RECURSOS DA UNIÃO EUROPÉIA - OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS BRASILEIRAS DE SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI" 
Data: 22 de setembro – Horário: das 09h00 às 16h30
Local: CIETEP - Sala Ecodesign - Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico - Curitiba