Você está aqui: HomeFornecedor de TICase de SucessoL´Oreal reduz custos reais dos fretes com apoio do GKO FRETE

L´Oreal reduz custos reais dos fretes com apoio do GKO FRETE

 

Empresa comemora oportunidades em negociação e benefícios da auditoria de fretes após adoção do software

A multinacional francesa de cosméticos L´Oreal está comemorando uma importante marca alcançada por sua área de transportes em 2017: usuária há mais de 10 anos do software GKO FRETE, desenvolvido pela GKO Informática, a empresa conseguiu, através do módulo de Simulação e de relatórios de análises de custos de fretes, manter o reajuste das transportadoras abaixo da inflação média entre os anos de 2014 e 2017. A redução foi entre 20 e 25%.

Antes do GKO FRETE, a L´Oreal realizava a conferência de fretes utilizando planilhas eletrônicas que precisavam de entrada de dados manual e não havia um banco completo para auxiliar na tomada de decisão. A falta de controle e de visibilidade das ocorrências relacionadas às entregas eram uma constante na rotina da área de transportes, que fazia a validação dos fretes manualmente, por amostragem.

Leonardo Pinheiro, responsável financeiro pela distribuição física da L´Oreal Brasil, comenta que em 2013 o GKO FRETE sofreu uma reformulação. Em sua reimplantação, foi corrigido e recriado um banco de dados para que a L´Oreal pudesse obter todas as informações necessárias referentes ao frete.

Também foi solicitada a criação de notas fiscais simplificadas com base nas informações do conhecimento de transporte eletrônico (CTe), especificamente para conferência dos fretes de entrada – optou-se por não enviar as notas de entrada para o GKO FRETE, o sistema corporativo envia apenas as NFs de saída. E para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no software, a L´Oreal criou uma área administrativa e outra financeira para analisar os custos de fretes.

Na reimplantação do GKO FRETE, houve ajustes e a criação de duas novas interfaces com o SAP da empresa de cosméticos. Além disso, as informações passaram a ser mais precisas graças à nova parametrização do software e a auditoria de fretes passou a ser feita toda dentro do ambiente do sistema, permitindo a identificação de problemas antes não detectados.

“Começamos a utilizar o banco de dados gerado pelo GKO FRETE, o que nos proporcionou oportunidades para redução dos valores pagos pelos fretes e alcançamos, nos últimos dois anos, a redução entre 20 e 25% no reajuste dos fretes”, destaca o executivo da L´Oreal Brasil. O executivo da aponta que dois grandes benefícios no uso do banco de dados são conseguir otimizar e acompanhar as entregas aos clientes, e reajustar os fretes utilizando de forma mais inteligente as tabelas das transportadoras. “Nossa visibilidade aumentou: passamos a analisar a frequência de pedidos dos clientes e isso nos permitiu otimizar os embarques para o mesmo destinatário, eliminando duplicidade na entrega. É uma ferramenta estratégica para a L´Oreal”.

Login