Conhecimento parcial pode levar a erros graves

Esta é a opinião do engenheiro de soluções na filial São Paulo da BRISA, empresa especializada em consultoria tecnológica e projetos de redes de dados, Denis Augusto Araujo de Souza.

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb), está há 9 anos na empresa, ele acredita que o universo de TI está mudando rapidamente e entende que os profissionais da área devem acompanhar esta movimentação e estar muito atentos às novas mudanças. Ele também é o autor do livro FreeBSD: O Poder dos Servidores em Suas Mãos, publicado pela editora Novatec.

“Na nossa área tudo acontece em uma velocidade muito rápida. Estudamos uma nova tecnologia e em apenas 6 meses ela já está defasada. Um profissional de TI deve centrar em sua mente que o estudo é constante - permanente - e o conhecimento de novas tecnologias é um elemento importante para uma recolocação no mercado. Saber como aplicar esta tecnologia para obter um impacto positivo nos negócios da corporação é um elemento indispensável. Acredito que o profissional modelo de TI tem que unir a visão de negócio com o conhecimento técnico para aplicá-lo”, sintetiza.

Denis Augusto conta que para poder atuar em uma empresa como a BRISA é necessário estar bem atualizado. Isto porque sua empresa atua no ramo de consultoria tecnológica e projetos de redes de dados a mais de 21 anos, com participação no primeiro serviço de Internet banda larga no Brasil, e no consórcio que criou os primeiros aplicativos para o SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). “Alguns dos projetos tecnológicos desenvolvidos chegaram a gerar empresas de sucesso, a exemplo da AJATO, hoje parte do Grupo Telefônica/TVA. Falando de soluções, a BRISA possui soluções para contact center, através de seu Sistema de Chamadas Automatizadas (DISCADOR); soluções para os governo municipais através de  seu  Sistema de Tributário Integrado (STI); e soluções de PORTAIS de Relacionamento. Como se vê, é muita tecnologia e as equipes devem estar alinhadas com estas evoluções”, afirma.

T Portal - E quantas pessoas atuam na sua área na empresa?

Denis Augusto - A área de TI tem um time de profissionais em São Paulo e Brasília, mas contamos com outras áreas da empresa sempre que é necessário.

IT Portal - Quais os principais planos em TI de sua empresa para 2010? Quais os objetivos?

Vamos seguir com o processo de virtualização de nosso parque de servidores, validar novas tecnologias como o Exchange 2010 e sua integração com PABXs VoIP. Estamos sempre reavaliando nossos ativos para compor soluções de Alta Disponibilidade e sem dúvida que este será um ponto forte de nossos investimentos.

IT Portal - Quais as tecnologias que predominarão em 2010?

Denis Augusto - Acredito que o ano de 2010 vai trazer a consolidação de muitas tecnologias usadas hoje e o aprimoramento de conceitos que estão saindo dos ambientes de testes e indo para a produção. Um exemplo é a Computação em Nuvem (Cloud Computing), conceito que atraiu empresas como Google, Yahoo, Amazon, Microsoft, Dell, Sun, Oracle ou IBM e está começando a virar realidade nas empresas em soluções como o Microsoft Azure, Microsoft Security Essentials e em soluções open source como o EyeOS (http://my.eyeos.com.br), um sistema operacional com licença GLP, todo na nuvem.

Podemos dizer que Cloud Computing é uma estrutura  fundamentada em uma rede maciça de servidores, sejam virtuais ou físicos. Em linhas gerais, a vantagem da Cloud Computing é favorecer a mobilidade e a resistência a falhas, dispondo da avaliação de desempenho e do monitoramento dinâmico de seus elementos. Tudo isto faz com que os ataques e as defesas desta estrutura sejam muito mais complexos.

Outro ponto que será destacado em 2010 é sem dúvida a virtualização, um importante elemento da TI Verde ou Green IT, que favorece diversos itens como a redução dos custos de aquisição, consumo energético e espaço no ambiente de um CPD. Para usá-la dispomos de várias tecnologias como VirtualBox, Xen, Hyper-V, VMware e muitas outras.

Vale aqui um importante comentário a respeito da aplicação de novas tecnologias. Infelizmente muitas empresas não dão valor ao treinamento e não têm como tirar o maior proveito dessas tecnologias sem investir em treinamento focado no aprimoramento dos profissionais que vão aplicar esse novo universo tecnológico. Sem o devido preparo a tecnologia se perde e deixamos as portas abertas para os problemas acontecerem.

IT Portal – Como não dão valor? Você está falando sobre as empresa de TI ou de outros segmentos. Parece-nos que o profissional de TI, se a sua empresa não lhe dá apoio em capacitação, ele tem que se virar. É matar ou morrer?

Denis Augusto – Acredito que esta metodologia de fazer acontecer sem treinamento é encontrada não só nas empresas de TI, mas em outras áreas também, pois é uma questão de conscientização dos gerentes e diretores. Há algum tempo, fiz um curso de Perícia Forense Digital e o instrutor comentou de sua experiência em estudos nos Estados Unidos e comparamos a metodologia usada aqui no Brasil e concordamos que somos doutrinados a ser criativos e a nos virar para fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível. Infelizmente, na maioria das vezes, isto pode levar tempo ou a um conhecimento parcial da questão. No mundo corporativo, tempo é dinheiro e conhecimento parcial pode levar a erros graves.

IT Portal – Já que você tocou no tema formação, qual livro de TI ou Negócios que está lendo (ou leu) ? O que lhe chamou mais atenção nesta obra?

Denis Augusto - Atualmente estou buscando leituras que abordem o uso do Windows 2008 Server, Exchange 2010 e Windows 7, produtos que serão marcantes no ano de 2010. Dentro dessa literatura, destaco o livro Windows Server 2008 Server Core, de Mitch Tulloch, MVP.

IT Portal – Quais atividades possui atividades fora empresa? Como esportes, pintura, toca em algum grupo musical etc? Entidades sociais?

Denis Augusto – Eu auxilio algumas entidades sociais, mas não como eu gostaria. Infelizmente, o tempo é muito curto e os finais de semana passam muito rápido. Quanto aos esportes, gosto muito de correr e de nadar, mas, atualmente, meu esporte é correr atrás dos meus filhos, o que já me consome muita energia.

IT Portal - Quais as principais publicações sobre TI que mais lhe agradam?

Denis Augusto – Uma boa leitura é o meu livro, FreeBSD: O Poder dos Servidores em Suas Mãos, publicado recentemente pela editora Novatec para abordar os segredos do sistema operacional FreeBSD, usado por empresas como o Yahoo, Pair Network e muitas outras.

Avaliando tendências para o futuro, são boas referências os livros Windows 7 Administrator's Pocket Consultant, Exchange Server 2010 (Willian R. Stanek) e para quem pretende investir em open source é importante seguir as certificações LPI, para isto um bom livro é o Certificação Linux LPI Rápido e Prático – Guia de Referência Nível 1: Exames 101 e 102 - 2ª Edição Revisada.

Quanto a sites de TI, destaco o TechnetBrasil (http://www.technetbrasil.com.br), com diversos cursos e vídeo aulas on-line gratuitos, o site do Jorge Castro (http://webinsider.uol.com.br/index.php/author/jorge_castro), com importantes dicas sobre gestão de TI e lanço aqui em primeira mão um ponto fora da curva, que acredito vai se destacar em 2010, chama-se Vivendo TI (http://www.vivendoti.com/), um site feito pelo Julio França, um grande amigo que entende muito de novas tecnologias e está tentando agregar diversos profissionais nesse site.

IT Portal – Certamente o pessoal que acompanha o IT Portal está convidado a participar.

Denis Augusto – Isso mesmo.