Capacitação para as cidades menores

No caso de Gesinaldo Santos, hoje graduado em Administração Geral de Empresas e pós graduado em Gestão em TI, mora em uma cidade pequena, Sengés, no norte do Paraná, foi assim que aconteceu: ele precisou se deslocar cerca de 300 quilômetros para fazer o curso de pós graduação, na FATEC na cidade de Sorocaba-SP. Um desafio. 
 
Atualmente ele é Coordenador de TI de uma empresa de embalagens no Paraná, começou como Auxiliar de Informática. 
 
“Sabemos que há diversas vagas em TI, embora não exista pessoal qualificado em quantidade suficiente para preenchê-las. Contudo, uma medida que poderia solucionar esta deficiência é proporcionar o acesso à capacitação a estes jovem e profissionais, é dispor de cursos em outras cidades que não sejam capitais e grandes centros”, sugere.
IT Portal; Você acredita que os cursos online oferecidos por algumas faculdades poderiam resolver o problema, diminuindo estas distâncias? 
 
Gesinaldo Santos - Sim, desde que o conceito EAD (Educação à Distância) foi difundido, o professor e aluno tiveram suas fronteiras encurtadas. Contudo, até para a EAD há cidades que ainda não são beneficiadas, mas confesso que nada melhor que ter aulas presenciais, e exercícios práticos. A leitura também ajuda bastante na formação. Por exemplo, um livro que me agradou muito foi “Gestão Empresarial com ERP" do Ernesto Haberkorn, fundado da Microsiga, hoje Totvs. 
 
Sobre suas atividades na empresa, ele conta que sua equipe é formada por 4 profissionais e os principais planos da empresa é promover melhorias no sistema ERP e adaptar alguns procedimentos de TI ao ITIL. 
 
Gesinaldo Santos – No caso do software de gestão, as melhorias envolverão a Pokies implantação do EDI (Eletronic Data Interchange), para a integração das informações geradas pelas empresas do grupo, ou seja, a empresa que fornece matéria-prima e transporta para a maior empresa do grupo, fazem parte do mesmo grupo empresarial, ou seja, a venda de uma empresa é compra de outra.  Outra funcionalidade será a implantação da Rastreabilidade para Controle de Produtos Acabados, para que caso haja devoluções, analisar de onde gerou a não conformidade. 
 
Quando às adaptações dos procedimentos de TI à biblioteca ITIL, ele cita a implantação do SLM (Service Level Management) para verificação dos níveis de serviço e do CMDB (Configuration Management DataBase) para uma base de conhecimento. 
 
Gesinaldo Santos – Nossa equipe atende 150 usuários TI na empresa, e as principais demandas envolvem Gestão de TI através do BSC (Balanced Scorecard), que engloba todas as atividades de TI,  o que demanda a garantia deste atendimento aos usuários. 
 
Para 2010, Gesinaldo Santos acredita que as tecnologias envolvendo a comunicação e Internet deverão estar em alta: 
Gesinaldo Santos – No caso do Linux, o destaque será para os servidores de arquivos e Internet, a partir do fortalecimento das aplicações de firewall, email etc. No mundo Microsoft, o destaque será para o Terminal Service. Os links para Internet baseado em Cisco e no caso de VoIP, a Siemens deverá oferecer melhorias consideráveis. 
 
IT Portal: sobre a implantação da ISO 9001:2008, ele conta que a empresa está em fase de certificação e que esta pauta vele uma matéria especial: 
 
Gesinaldo Santos - Pelo que vivenciamos até agora, só nos ajudou, e uma matéria sobre o tema poderá ajudar várias empresas que estão em fase de implantação. 
 
IT Portal – Ele acaba de ser convidado a nos contar este seu case, assim que esta implantação da ISO 9001:2008 se encerrar. 
 
Gesinaldo Santos – Pode contar conosco.
 
Conheça mais sobre o Gesinaldo Santos em Preferências em TI