Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongO segredo é saber interagir com os usuários

O segredo é saber interagir com os usuários


Para Diogo Sperb Schneider, Gerente de TI da Kildare, com sede em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, é interessante que esta situação seja mudada e que as empresas ofereçam oportunidades àqueles profissionais que “sabem valorizar a experiência, buscam conhecimentos atuais e principalmente possuem a dinâmica interpessoal necessária”, declara.

“A tecnologia da informação é uma atividade muito dinâmica para ficar presa a uma extensa faculdade de 4 ou 5 anos baseada em conhecimentos da década passada”, ressalta. Para ele, as empresas deveriam prestar atenção nos profissionais e como eles podem interagir com o negócio, além de apenas atender a parte técnica do trabalho, que é de fato o detalhe. “O que mais conta é saber interagir adequadamente com os usuários e com o negócio, habilidade que só se desenvolve com muita vivência em campo”, afirma o gerente de TI da Kildare.

Sua opinião tem uma base: ele possui curso superior incompleto em Ciências da Computação e trabalha há um ano e meio na Kildare no cargo que ocupa hoje, dando conta do recado. Sua equipe é formada por ele e mais um técnico, que o ajuda na parte de suporte e instalações de software / hardware.

Neste nosso PingPong ele nos conta como vê as tecnologias que predominarão em 2010:

Diogo Sperb Schneider – O predomínio será da virtualização, thin clients e serviços online, como o Google Apps, por exemplo. É cada vez maior a necessidade de simplificar a infraestrutura e essas três tecnologias caem como uma luva para esta tarefa.

A virtualização simplifica o gerenciamento de hardware e a manutenção de servidores legados. Os thin clients eliminam toda a preocupação inerente aos fat clients, como instalação e atualização de software em massa, configurações customizadas de hardware e segurança. E os produtos online abstraem e reduzem o custo e a complexidade de serviços de missão crítica como e-mail, por exemplo.

Sobre a Kildare, ele releva os planos da empresa em TI para o próximo ano:

Diogo Sperb Schneider: Teremos a implantação de um novo ERP integrado, que é o CIGAM, consolidando e eliminando todos os micro-sistemas satélites, além de melhorias em infraestrutura que beneficiarão a comunicação e a disponibilidade de serviços.

Sobre o livro de TI ou Negócios que lhe chamou a atenção, ele cita "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", do Dale Carnegie.

Diogo Sperb Schneider: O que mais chama a atenção nesta obra é como detalhes sutis na forma de expressar idéias pode fazer toda a diferença entre passar uma mensagem convincente ou ser totalmente ignorado. Esta habilidade é muito importante para viabilizar projetos.

E quais as principais publicações sobre TI que mais lhe agradam?

Diogo Sperb Schneider: Posso citar a Information Week, mas normalmente absorvo todas as informações de que preciso diretamente da Internet.

Quais as suas atividades fora da empresa?

Diogo Sperb Schneider: Normalmente, caminhar do trabalho de volta pra casa é suficiente para realizar o processo de colocar a mente em ritmo de lazer. Gosto de ouvir música, tomar chimarrão com minha esposa e, muito esporadicamente, canto em uma banda de rock.

IT Portal: Oba. Queremos ver. Pedimos os links dos vídeos e o Diogo mandou:

http://www.youtube.com/watch?v=NwjAlf49Z1A
http://www.youtube.com/watch?v=BUs4Lul8zbM
http://www.youtube.com/watch?v=l9aEMfzy_UY