Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongTorcendo pela web

Torcendo pela web


Quem está à frente deste time é o diretor de Comunicação, Propaganda e Internet da agremiação, Newton Lavieri Junior, que afirma: a Web será uma das principais ferramentas para que o Verdão possa melhorar a comunicação com os torcedores. “Já são 250 mil torcedores cadastrados e a projeção é que este número aumente 50% nos próximos meses graças à conquista do campeonato paulista de 2008”, projeta Lavieri Junior.

Newton Lavieri Junior está na direção do Palmeiras desde 2005, quando foi nomeado. É formado em Engenharia Eletrônica, pela Unicamp, já trabalhou em equipes de Desenvolvimento de Microcomputadores e foi o responsável pelo lançamento do 1º PC no Brasil, em 1982. Sua experiência profissional inclui as principais empresas de TI do país e atualmente possui uma empresa de consultoria chamada V1 Consultoria.

IT Portal - Qual a estrutura de TI do Palmeiras?

Newton Lavieri Junior – A Sociedade Esportiva Palmeiras utiliza aplicações com interface Web e em ambiente Windows. Não temos uma equipe interna e os projetos Web estão a cargo da Inspirit. Além de mim, temos um Gerente, dois Analistas e um Técnico de Manutenção.

IT Portal - Quais as tecnologias usadas na empresa?

Newton Lavieri Junior - Nosso planejamento é utilizar todas as aplicações com interface Web, em ambiente WIndows e informações cadastradas em Banco de Dados SQL. A migração de tecnologias mais antigas já está ocorrendo e o processo de integração está em andamento por meio de uma Intranet corporativa, disponibilizada para acesso remoto em todas as áreas do Clube, incluindo o Departamento de Futebol.

Este compartilhamento da Base de Dados possibilita uma maior rapidez no Gerenciamento e capacidade de decisões do Clube (BI). Estamos em processo de digitalização de documentos para facilitar seu armazenamento e consulta.

Um moderno sistema de comunicação interna, através da Intranet, possibilita a troca de documentos e mensagens instantaneamente, com Segurança, utilizando o Desk Manager. Nossas aplicações padrão (planilhas, processadores de texto etc) estão baseadas em Web.

Esta integração se dá também com o Site Oficial, que se utiliza de dados comuns da Base de Dados do Clube.

IT Portal – Quais os principais planos em TI?

Newton Lavieri Junior - Consolidar o planejamento definido ainda em 2007, modernizando e integrando as diversas atividades dentro do Clube. Deveremos ter completado essa fase até o final do primeiro semestre de 2009.

Estamos avaliando novas tecnologias para modernizar o Controle de Acesso e Identificação dentro do Clube. RFID e Identificação por Biometria serão certamente utilizados.

IT Portal – Muitos estudos divulgados apontam o Brasil como um país de grande futuro em TI. No entanto, as vagas oferecidas pelo mercado não estão sendo preenchidas, segundo as empresas - devido à falta de profissionais capacitados. Por que isso acontece e o que poderia ser feito para mudar este quadro?

Newton Lavieri Junior - Infelizmente as empresas não gostam de pagar um custo mais alto para ter profissionais com qualidade e experiência. A política de baixar custos fixos é sempre válida, mas não em detrimento da qualidade de seus profissionais.

Experiência não se compra com tostões. Há profissionais jovens e brilhantes, mas inexperientes. E devem ser devidamente utilizados em cargos onde a responsabilidade é compatível com o seu nível de conhecimento e decisão.