Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongSegurança em IoT será combinada com certificação digital

Segurança em IoT será combinada com certificação digital

Laila Robak começou a sua carreira em TI aos 17 anos quando entrou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para cursar Ciência da Computação. De lá para cá, a brasileira, que vive nos EUA, aprendeu muito. Passou por várias empresas de destaque do segmento e em março de 2017 fundou a Digitall International, “para ajudar as empresas a encontrarem soluções de segurança digital que atendam, de verdade, às suas necessidades a um custo acessível”, explica ela.

Quando ela saiu da UFRJ, quarto ano, ela se mudou mudei para os Estados Unidos, onde se formou em Negócios Internacionais pela Southern New Hampshire University com um Summa Cum Laude, a maior distinção e reconhecimento em uma titulação universitária. Recentemente, ela obteve certifiquei pela Rochester Institute of Technologia em Forense Digital e Cyber Segurança. Ela também possui certificações em Javascript, HTML e SQ.

IT Portal - Digitall International atua a oferta de tecnologia para a segurança digital. Nesta área, quais tecnologias serão predominantes nos próximos anos?

Laila Robak - Como sabemos, a Internet das Coisas é o grande tópico do momento, especialmente para nós, profissionais de tecnologia e segurança digital. Eu acredito que nos próximos anos nós vejamos mais soluções relacionadas à segurança e privacidade dos dados relacionadas a essas “coisas” e os serviços aos quais elas estão conectadas, que representam riscos em diferentes níveis tanto para empresas quanto para indivíduos. A segurança em IoT será combinada com certificação digital.

Nosso foco é a oferta consultoria em Governança de Identidades e Acessos, Inteligência de Ameaças e Gestão Documental (fluxo de trabalho, assinatura digital, digitalização). Nós atualmente atuamos globalmente, mas com foco nas Américas, e temos parceiros locais de confiança com os quais trabalhamos. 

IT Portal – A empresa tem novos planos para investir nestas tecnologias?

Laila Robak – Nossa intenção é de investir e desenvolver tecnologias relacionadas à segurança da informação. Temos algumas ideias nas quais estamos trabalhando, mas por enquanto vou ter que deixá-los curiosos! 

IT Portal - Sobre a formação dos profissionais aqui no Brasil e nos EUA. Com você vê as diferenças?

Laila Robak  - O Brasil é, sem dúvidas, um dos maiores players e consumidores mundiais de tecnologia do mundo e o 4º maior usuário de Internet (apenas perdendo da China, Índia e EUA). Um dos problemas referentes ao mercado de trabalho é o fato que existe uma falta de conhecimento das empresas com relação às capacidades e expectativas dos profissionais de TI, mas não só no Brasil, no mundo todo. 

Espera-se de um gestor de redes também que atue na gestão de suporte, certificados, chaves privadas etc. É importante que as empresas entendam que existem especializações, além do mais, dar a responsabilidade de algo fora da área de um profissional ao mesmo também acaba gerando grandes problemas, erros e riscos.

Outra coisa é a falta de especialização de profissionais em certas áreas que estão surgindo, como a área da segurança digital, pois existem vários nichos: segurança de redes, segurança de sistemas, segurança de governança de identidades e acessos, segurança externa (inteligência de ameaças), entre muitas outras. O que acaba gerando um déficit de profissionais em determinadas áreas de atuação. 

IT Portal – O que a motivou se mudar para EUA?

Laila Robak  - Eu morei nos Estados Unidos por cerca de 1 ano quando eu tinha 20 anos, em um programa de Intercâmbio. Eu não imaginei que fosse morar aqui, mas eu me identifiquei muito com a cultura, com a maneira que as coisas funcionam, e principalmente com a forma que as pessoas são reconhecidas profissionalmente, quando eu voltei ao Brasil depois do programa de intercâmbio eu já sabia que teria que voltar.  

IT Portal - Como está sendo esta mudança?

Laila Robak  - A minha família sempre me apoiou muito e, mesmo longe, ela é meu alicerce. A cultura em si é bem diferente e, às vezes bate aquela saudade, principalmente nas datas comemorativas. Mas, nada que um vídeo chamada não resolva! Acredito que o pior seja o clima, ainda não me acostumei com os invernos a 30 graus negativos, mas, ao mesmo tempo já ando sem casaco quando está 0C, então acho que estou a caminho! 

IT Portal - Qual foi seu aprendizado e balanço desta mudança?

Laila Robak  - Vir para os Estados Unidos foi uma das decisões que mudou a minha vida, completamente. Eu aprendi a ser independente, a cair e levantar, a lutar pelos meus objetivos. Por muito tempo eu estava aqui sozinha, hoje em dia posso contar com o apoio e suporte do meu marido. Eu amo ir ao Brasil, trabalhar com o mercado brasileiro, e a nossa cultura, mas hoje o meu lar é aqui.  

IT Portal - Quais os planos para os próximos anos?

Laila Robak   - Eu pretendo ajudar a inovar o campo da segurança digital, tenho planos de desenvolvimentos próprios e estou disposta a colaborar com outras empresas, seus produtos e inovações. 

IT Portal - Quais suas atividades fora da empresa? O que gosta de fazer nas horas vagas?

Laila Robak  - Eu simplesmente amo ler, leio cerca de 1 livro por mês. Eu desenho e pinto desde meus 7 anos de idade. Embora o meu tempo seja curto às vezes consigo achar tempo para fazê-lo. Não pratico nenhum esporte de maneira profissional, mas gosto muito de fazer trilhas e escaladas quando o clima permite! E embora eu seja apaixonada pelo piano, eu nunca tive coordenação motora para tocar nenhum instrumento!  

IT Portal - Você faz parte de um clube, participa de alguem trabalho social? Poderia citar?

Laila Robak - Eu colaboro com alguns grupos de incentivo à mulheres (adultos, adolescentes e crianças) em TI. Colaboro com algumas iniciativas sociais como a UNICEF e a Cure International (uma entidade que coleta contribuições para financiar o tratamento de crianças carentes com problemas de saúde). No Brasil, eu ajudo uma creche comunitária chamada Remidos de Sião, em Nova Iguaçu, ela foi fundada por um morador local, Sr. Oséas e sua esposa. A Remidos de Sião foi fundada com o objetivo de ajudar às famílias com dificuldades financeiras, algumas nem tinham condições de comprar alimentos, então o Sr. Oséas e sua esposa decidiram eu sua própria casa, oferecer às crianças um local seguro, alimentos e cuidados para que seus pais pudessem voltar ao mercado de trabalho, eu acompanho o trabalho deles há muitos anos, e tenho orgulho em poder ajudar de alguma maneira. 

IT Portal - Se você pudesse mudar o mundo, o que você mudaria? Por quê?

Laila Robak  - Essa é uma pergunta bem difícil. Acredito que eu eliminaria a ‘intolerância’, porque acho que ela é a raiz de muitos males, seja ela religiosa, étnica, política. Quando uma pessoa é intolerante ela acaba ficando cega para os problemas ao seu redor, perde a compaixão, se não houvesse a intolerância acho que as pessoas seriam mais abertas a entenderem o próximo, ajudar, compartilhar, colaborar, e o mundo seria um lugar melhor. 

 Laila Robak no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/lailarobak/pt

Login