Você está aqui: HomeEquipe IT PortalAconteceCongresso da SBC debate computação e sustentabilidade

Congresso da SBC debate computação e sustentabilidade

Mercado de trabalho e comunidade acadêmica mostram como a tecnologia pode ser aplicada para diminuir o impacto ambiental provocado por setores econômicos 

Mostrar as experiências onde a tecnologia está a serviço do meio ambiente. É o que pretende o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de julho, no Centro de Convenções de Natal. É o maior evento acadêmico da área na América Latina. Abordará o tema Computação e Sustentabilidade. O encontro será de frente para o mar de Ponta Negra, praia mais famosa do Rio Grande no Norte.

 “A Ciência da Computação usada em benefício da sustentabilidade emerge como um campo interdisciplinar. As técnicas são usadas para possibilitar o desenvolvimento e o equilíbrio entre as necessidades ambientais, econômicas e sociais”, explica o coordenador geral do congresso, professor doutor Chico Dantas, também diretor do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Natal.

Ar puro

O tema será discutido na Capital que possui o ar mais puro das Américas e o segundo maior parque florestal urbano do País, o Parque das Dunas, que rodeia o Centro de Convenções onde o CSBC ocorrerá. A programação incluirá 24 eventos paralelos com exposições de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates.  A expectativa é de que três mil pessoas participem do CSBC 2018. O evento está sendo organizado pelo Departamento de Computação da UERN.

Segundo Dantas, nesta edição, haverá cases de empresas e a presença de palestrantes renomados e internacionais, debatendo sobre como o uso da computação pode criar condições para que a tecnologia prospere em sintonia com as questões ambientais.  Além disso, acrescenta o coordenador geral, o CSBC 2018 trará benefícios sociais, por meio da promoção de ações sustentáveis, objetivando a conscientização da população para a importância do desenvolvimento tecnológico alinhado com a sustentabilidade ambiental.

Tecnologia e questões de gênero

O 12º Women in Information Technology (WIT) vai discutir, durante o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), assuntos relacionados às questões de gênero em Tecnologia de Informação (TI) no Brasil. Serão relatadas histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.  Uma iniciativa da SBC e organizado na forma de palestras e painéis, o workshop debaterá problemas relacionados ao sexo feminino e o acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho, quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

Programa Meninas Digitais

No Congresso da SBC 2018 também ocorre o Fórum Meninas Digitais, que faz parte das atividades do Women in Information Technology (WIT) desde 2011 e é uma das ações do programa de mesmo nome da SBC. É direcionado às alunas do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação. A intenção é motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento, os multiplicadores dessa proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias para disseminar a iniciativa no território nacional.

Interação entre empresas e universidades

A cooperação e a interação entre as universidades, empresas, sociedade e os diferentes níveis e esferas de governo é o que destacará 20º Seminário de Computação e Mercado (Computec), que faz parte do Congresso da SBC 2018. Os debatedores pretendem identificar e analisar os desafios e oportunidades em inovação e desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de Computação. As ideias serão apresentadas por meio de painéis, palestras, talk show e relatos de caso que abordam os temas propostos em diversos aspectos. Entre estes estão a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, transferência auto-sustentada para a sociedade, pesquisa aplicada, mercado de trabalho e estímulos de programas governamentais. Também haverá espaço para casos e protótipos de ferramentas que unem pesquisa acadêmica e necessidades industriais. Eles deverão mostrar como essa interação pode ser produtiva e contribuir de forma promissora para o desenvolvimento do País.

Inscrições e informações: natal.uern.br/eventos/csbc2018

 

 

 

Login