FINEP, CNPq e CAPES lançam edital para pós-doutorado


Escrito por Equipe IT Portal
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário de propostas de acordo com cada linha do edital, nos seguintes sites: Linha 1 (projetos vinculados a programas de pós-graduação):
http://www.capes.gov.br ; Linha 2 (projetos vinculados a empresas) e Linha 3 (projetos vinculados a grupos de pesquisa):
http:// carloschagas.cnpq.br . Clique
aqui para mais informações. A divulgação dos resultados e o início das contratações estão previstas para setembro de 2010.
A parcela mínima de 30% do valor total do edital será destinada a projetos a serem desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições executoras sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os projetos aprovados terão a concessão de bolsa de pós-doutorado no valor mensal de R$ 3,3 mil, paga pelas agências, além de recursos de custeio para o bolsista no valor anual de R$ 12 mil. O tempo máximo para execução é de até 60 meses. As propostas também poderão prever contrapartida de outras instituições que sejam parceiras do projeto, como exemplo as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), empresas, institutos de pesquisa, instituições de ensino superior, fundações universitárias, organizações não-governamentais, entre outras.
A nova edição do Programa foi lançada na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 4ª CNCTI, com a assinatura das três agências durante a cerimônia de abertura do evento. O PNPD vem incentivar a absorção de jovens doutores nos projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas para o País, reforçando a pós-graduação e os grupos de pesquisa nacionais, além de apoiar empresas de base tecnológica (EBT), entidades setoriais de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas (ETS) e Núcleos de Inovações Tecnológicas (NIT) das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT), que incluirão esses novos doutores em seus projetos.
Fonte: FINEP