MVNO: oportunidade em aberto no mundo de telecomunicações

Apesar do tamanho do mercado brasileiro de telefonia celular, o conceito de MVNOs (Mobile Virtual Network Operator) ainda é pouquíssimo explorado no Brasil. De acordo com os dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o País fechou o mês de março deste ano com 242,8 milhões de celulares, o que representa uma densidade de 117,2 celulares a cada 100 habitantes do País.

Leia mais...

O que toda empresa deveria saber sobre IoT

A Internet das Coisas está muito mais próxima do que você imagina. Mais do que um produto ou software, o Internet of Things (IoT) é a capacidade de se receber informações, analisá-las e gerar uma ação automatizada com elas, sem a intervenção direta de um ser humano. Simplificando ainda mais esse conceito, a IoT diz respeito à máquinas captando informação e, com isso, gerando uma reação. Parece familiar?

Leia mais...

Nova era para hotéis e hóspedes

O setor hoteleiro do Brasil passa por um momento decisivo. Impulsionados por eventos internacionais como a Copa do Mundo da Fifa, em 2014, e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, os hotéis se deparam com o novo perfil de hóspede. Assim como o novo consumidor, que chega a uma loja física apenas para ver um produto de perto, pois já o conhece em detalhes pelas informações na web, o hóspede atual é muito mais exigente em relação aos serviços e instalações dos hotéis. Impossível, então, negar a necessidade de renovação do parque hoteleiro instalado no país, principalmente de sua infraestrutura tecnológica.

Leia mais...

Autosserviço: um caminho sem volta

Apesar do crescimento da fatia pertencente à Geração Y entre consumidores e colaboradores no Brasil, ainda existe certa resistência de algumas empresas em adotar o autosserviço. Escrevo "apesar", pois esses jovens têm, entre suas características principais, a preferência por digitar números ou escrever textos ao invés de falar ao telefone com um atendente.

Leia mais...

Perspectivas 2015 para o mercado de Wi-Fi

2015 será o ano da 802.11ac. Agora que a tecnologia 802.11ac para o mercado consumidor e handhelds são comuns, empresas, locais de trabalho, organizações e escolas estão se apressando para apoiá-lo. A adoção de dispositivos inteligentes 802.11ac de consumo combinado com o crescimento contínuo do BYOD está forçando as organizações a migrar para a infra-estrutura Wi-Fi suportado-11ac, mais cedo ou mais tarde. (Na imagem o AP 802.11ac Ruckus ZoneFlex R600)

Leia mais...

O Wi-Fi e a Copa do Mundo – Sua rede está preparada?

A Copa do Mundo é um fantástico evento global que provoca simultaneamente grande rivalidade e união, e enquanto nós abraçamos a atmosfera magnífica que é criada no escritório, na escola, entre outros locais, as organizações devem considerar o impacto que o comportamento dos usuários pode ter na rede corporativa durante este período.

Leia mais...

Hiperconexão, internet das coisas, Big Data. Haja performance de rede!

Estamos rumo a um mundo hiperconectado. Pessoas e empresas se interconectam de forma crescente, sejam em redes sociais, em dispositivos com acesso remoto a documentos, em compartilhamento de dados, vídeos, imagens etc. A hiperconexão parece ser um caminho sem volta.

Leia mais...

Transmissão com Beamforming: o diabo mora nos detalhes

As exigências crescentes de desempenho das redes Wi-Fi de empresas e operadoras pressionam cada Mbps do equipamento de infraestrutura, o que naturalmente aumenta o interesse em todo e qualquer avanço da tecnologia de Rádio Frequência (RF).

Leia mais...

Impostos altos afetam banda larga móvel

Até aqui nenhuma novidade, porque todo mundo sabe que os impostos são altos. No entanto, há países onde o governo não dá moleza e arrecada muito bem, mas, em contrapartida, entrega os melhores serviços públicos e aplica os recursos de forma planejada e justa.

 

Leia mais...

Celular com defeito terá que ser trocado na hora

Demorou demais, mas o Ministério da Justiça publicou nesta quarta-feira (23/6) uma nota técnica que determina a troca imediata de celulares com defeito.

 

Leia mais...