As oportunidades e entraves do 5G FWA no Brasil

A crescente demanda por conectividade de internet de alta velocidade com baixa latência e consumo de energia tem acelerado o crescimento do mercado de 5G.  Embora muitas vezes falado em referência a dispositivos móveis, o padrão 5G se estende além disso. Ele também pode ser aplicado a conexões domésticas e corporativas com a internet por meio do wireless fixo ou FWA (Fixed Wireless Access).

Leia mais...

7 tendências da influência do 5G no sistema de saúde

A influência do 5G promete revolucionar ainda mais a indústria de dispositivos inteligentes no campo da saúde, promovendo um aumento de até 100 vezes na velocidade de navegação e download e beneficiando o setor médico-hospitalar com transmissão de informação confiável em tempo real.

Leia mais...

5G: desafios e novas oportunidades de negócios para os provedores de serviços

No final de setembro a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a versão final do edital de licitação do 5G, definindo para o começo de novembro a data do leilão. O movimento anima o setor e muitos consumidores pois o 5G proporcionará, além de uma conexão de internet móvel mais rápida, com baixíssima latência, um leque de novas oportunidades de negócios para os provedores de serviços, entre eles a operadoras de telecom.

Leia mais...

A importância da participação das PPPs no leilão do 5G

 

Diferente com o que aconteceu com o leilão do 3G e 4G, o edital do 5G representa um claro avanço em relação aos leiloes de faixa de radiofrequência anteriores dada a opção por um modelo não arrecadatório por parte do Estado.

Leia mais...

A transformação das redes durante a nova década

Será necessário oferecer maior largura de banda, latência ultrabaixa e um comportamento determinístico para atender às novas exigências dos usuários. Para falar sobre a transformação que as redes móveis ou de telecomunicações experimentarão ao longo da nova década, precisamos levar em conta duas perspectivas distintas.

Leia mais...

5G Wireless em números e estatísticas atualizados em 2021

A internet sempre foi um bastião de informações falsas. No entanto, o novo coronavírus, que atingiu o pico em 2020, parece ter acelerado o ritmo da teoria da conspiração. Uma das teorias que tem se espalhado pelo mundo tão rápido quanto o próprio vírus é a afirmação infundada de que o 5G está associado ao COVID-19.

Leia mais...

As redes estão prontas para o futuro da educação?

Para a maior parte da América Latina, o primeiro contato dos educadores com o uso da tecnologia veio com a necessidade de se adaptarem rapidamente às aulas virtuais no Zoom e descobrir como adequar a aprendizagem para o formato digital como consequência da pandemia. À medida que os alunos retornam gradualmente às aulas presenciais, agora é o momento perfeito para os provedores de serviços de telecomunicações ajudarem os educadores na preparação de uma infraestrutura que ofereça suporte a recursos de sala de aula digital que a próxima geração pode aproveitar para seu sucesso.

Leia mais...

Internet das Coisas (IoT) e 5G: entendendo um pouco melhor suas diferenças e possibilidades

O mercado de tecnologia está cada dia mais dinâmico. Há uma explosão de start-ups, novas tecnologias e soluções em que as empresas têm investido cada vez mais, buscando outras formas de facilitar a vida das pessoas e aumentar seu valor. A bola da vez é a tecnologia 5G, algo que em breve veremos com força no Brasil. Erra quem pensa que o 5G trará apenas uma mudança de velocidade versus o 4G.

Leia mais...

Implementação da IoT exige interoperabilidade, segurança e padronização

A Internet das Coisas (IoT) é a estrela em mais um dia de conteúdos ricos apresentados na Futurecom Digit@l Week. No webinar ‘Estabelecendo o ecossistema IoT Interoperabilidade, Seguro e Padronizado’, foi imperativo entre os debatedores a importância da definição de padrões para toda a indústria para comunicações no processo máquina-a-máquina (M2M) e produtos IoT. A discussão abordou os principais desafios de interoperabilidade que surgem devido à gama de dispositivos e redes heterogêneas. Mas, afinal, como a rede 5G afetará o ecossistema de IoT?

Leia mais...

O futuro é da Internet das Coisas

Segundo o criador da expressão IoT, Kevin Ashton, ela está mais próxima do que imaginamos: no bolso de cada um de nós

Leia mais...