Geografia para controle de incidentes, um passo a frente dos desastres ambientais

Os riscos de vazamento de óleo existem para qualquer empresa do setor, e de acordo com o relatório de acidentes ambientais produzido pelo IBAMA, foram registradas 732 ocorrências apenas no ano de 2013, um acréscimo de 9,5% em relação ao ano anterior. Cerca de 20% destes incidentes registrados causaram algum tipo de dano identificado no mar.

Leia mais...

Tendências tecnológicas e os novos desafios do mercado de alimentos e bebidas

Nos últimos anos, a indústria de alimentos e bebidas passou por grande crescimento - no Brasil, esse setor representa parte significativa do PIB. O aumento da população, o crescimento da economia e da renda são fatores determinantes para a demanda desses produtos.

Leia mais...

Tecnologias para o varejo: por que investir agora?

Em tempos de desafios e incertezas no cenário econômico, os mais diversos setores tendem a cortar gastos e esperar que a situação se normalize para voltar a investir em ações direcionadas à melhoria de suas operações. A evolução do Varejo no Brasil ao longo dos últimos anos e décadas, no entanto, indica que o segmento pode sim se beneficiar em momentos mais críticos, como o que estamos atravessando, se adotar uma postura diferenciada diante do mercado e da concorrência, afinal a competitividade só tende a se acirrar e as empresas que não se munirem para ganhar a preferência do consumidor podem ter seus resultados ameaçados.

Leia mais...

A importância do BI para a gestão do contact center

Acompanho a evolução da gestão de indicadores de performance (estratégicos, táticos e operacionais) há, pelo menos, quinze anos dentro da gestão do contact center e quem fez gestão neste período vai lembrar a dificuldade que tínhamos em realizar análises críticas de negócio e operacionais, bem como levantar de “bate pronto” informações para a diretoria e/ou acionistas. Trabalhávamos, basicamente, com Excel, cheio de fórmulas e máscaras para gerar relatórios e visões, além da dificuldade de se fazer o aprofundamento de um ou mais itens de uma visão geral até a visão particular. As correlações de indicadores eram sempre uma dificuldade.

Leia mais...

Como implantar políticas de cargos e salários

Uma boa política de cargos e salários são cada vez mais imprescindível para as empresas, fato que é comprovado por pesquisa realizada em 2014 com 906 empresas nacionais e multinacionais de todo o País. 

Leia mais...

O Ambiente de Big Data e a Dinâmica do Cliente

Não é novidade que o volume de dados e informações disponíveis no mundo atual está explodindo. De acordo com o IDC, o mercado global de Big Data e Analytics, em 2015, irá atingir $125 bilhões de dólares. Em particular a área analítica para a "Internet das Coisas" (Internet of Things), está apresentando um crescimento anual expressivo de 30%. São dados gerados por sensores, máquinas e equipamentos, por exemplo, que nos fornecem muitas informações importantes para diagnóstico, monitoramento e criação de modelos preditivos.

Leia mais...

Videoconferência para entrevistas é tendência no RH

Com o desafio da mobilidade urbana e o crescimento da conectividade móvel, a videoconferência ‘on the go’ para entrevistas é alternativa para a triagem de candidatos nos processos seletivos. Na era em que a mobilidade tem se tornado uma ‘extensão’ do ser humano, e que esquecer o celular em casa está fora de cogitação, pois o acessório já é tão importante quanto a carteira, a videconferência móvel para o recrutamento e seleção surge como uma das principais tendências da área de R&S (Recrutamento e Seleção) em 2015.

Leia mais...

Open banking: o banco integrado na jornada digital

O papel da tecnologia em nossa vida é tão importante que já se pode falar em “digital business moments”, que nada mais são do que as atividades cotidianas realizadas exclusivamente via web. Planejamos viagens, pedimos táxi, reservamos hotel, pesquisamos produtos, comparamos preços e fazemos compras. Tudo online, muitas vezes através do smartphone.

Leia mais...

Você realmente sabe o que é performance?

Em tempos de crise e, principalmente de mercados tão competitivos, muito se fala de resultado e performance. Agências de publicidade tradicionais e principalmente digitais de pequeno, médio e grande portes já absorveram o uso frequente destas palavras e as aplicam em todo e qualquer tipo de debate empresarial. Defendem com unhas e dentes, diante de seus clientes e do mercado, a importância de agir e reagir com performance e resultado.

Leia mais...

Sua empresa está pronta para a Escrituração Contábil Fiscal, ECF?

Em 1º de setembro entrará em vigor uma nova obrigação: a Escrituração Contábil Fiscal (ECF). A apresentação deve ser feita anualmente (a partir do exercício de 2014, com entrega em 2015) e prevê a dispensa da escrituração do Lalur e a entrega da DIPJ referente aos fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014. São obrigadas ao preenchimento da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido.

Leia mais...