A metodologia Lean maximizando a entrega de valor ao cliente

Ouvimos falar da metodologia Lean há mais de 30 anos. Embora a Toyota tenha desenvolvido e utilizado esse conceito desde a década de 50, foi apenas em meados dos anos 80 que o mesmo foi cunhado, quando um projeto de pesquisa do MIT (Massachussetts Institute of Technology) sobre a indústria automobilística apontou a Toyota como criadora de um novo paradigma de gestão, que abrangia todas as dimensões de negócios: manufatura, desenvolvimento de produtos e relacionamento com clientes e fornecedores.

Leia mais...

Soluções de RH devem auxiliar promover eficiência e reduzir custos

Nos últimos dois anos, aumentou intensamente a preocupação relacionada à como melhorar o desempenho dos colaboradores e como aumentar a eficiência da gestão. Isto além de ser uma tendência mundial vem de encontro ao fato de que, segundo o índice de competitividade internacional, apresentado nos últimos anos no World Competitiveness Yearbook, elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), o Brasil caiu no ranking e vem perdendo capacidade de sustentar crescimentos produtivos em longo prazo.

Leia mais...

Competitividade por meio da integração logística

A integração logística parte do princípio da padronização de processos e tecnologias entre operadores logísticos e seus fornecedores. Esta prática tem se mostrado de fundamental importância para a agilidade e consistência nos processos logísticos.

Leia mais...

Cloud Computing na Saúde já é uma realidade

A área da saúde muitas vezes é resistente quando o assunto é adoção de tecnologias de ponta. No caso do Cloud Computing não poderia ser diferente. As instituições do setor, muitas vezes, demoram a compreender de forma plena os benefícios da nuvem para os negócios, mas é viável dizer que já há uma maturidade nesse sentido, mesmo que relativa. De acordo com um estudo do instituto de pesquisas Marketsandmarkets, a previsão é de que, até 2017, o Cloud Computing na área de saúde gere US$ 5,4 bilhões no mundo.

Leia mais...

Esqueça o e-commerce como você o conheceu

Em meio a amarga e histórica recessão que a economia brasileira atravessa, com previsão de -2,5% no PIB para 2015, o comércio eletrônico no Brasil mostra solidez e capacidade de se manter "a prova de crise", com registros de crescimento e sinais de futuro auspicioso. A junção de empreendedores arrojados e inovações tecnológicas que estimulam compras e ditam tendências ainda está a pleno vapor desta revolução do consumo, demonstrando claramente que o melhor ainda está por vir.

Leia mais...

A tecnologia e o alto custo das lesões no esporte

Quando o craque Neymar foi carregado para fora do campo em uma maca durante a Copa do Mundo do ano passado, com uma vértebra fraturada causada por um chute nas costas, os companheiros de equipe e torcedores em todo o mundo ficaram horrorizados.

Leia mais...

Management 3.0. Conheça esse conceito e revolucione a gestão da sua empresa

Um conceito relativamente recente, que tem como proposta principal revolucionar a forma com que gestores e líderes atuam dentro das empresas, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Trata-se do Management 3.0 - termo criado pelo Holandês Jurgen Appelo no livro Management 3.0 - Agile Developers, Developing Agile Leaders.

Leia mais...

Entendendo dados de audiência - e desmistificando 3rd party data

Embora já existam há vários anos, o mercado começou 2015 numa onda forte: dados. Para muita gente - e muita gente boa, aliás - dados são o combustível da publicidade digital, principalmente na chamada mídia programática. Legal. E o que isso significa exatamente? Que dados são esses? Vem comigo.

Leia mais...

Incubar a empresa requer cuidados na hora de fechar acordo

Nos últimos tempos surgiram grandes centros de inovação espalhados pelo país. São incubadoras, parque tecnológicos, pólos de inovação e aceleradoras que tem como objetivo dar o suporte que o empreendedor precisa para fazer o seu negócio girar.

É muito interessante acompanhar todo esse movimento, pois existe a possibilidade de criação de novas tecnologias em todas as regiões do país e o mais importante: apoio ao ecossistema empreendedor.

Leia mais...

e-Social: agora é pra valer!

Um dos maiores desafios que o projeto e-Social trouxe às empresas foi exatamente a busca das adequações e conformidades, o “compliance”. É fato que o projeto criado para unificar o envio das informações trabalhistas e previdenciárias para os órgãos do Governo Federal, traz em seu bojo um forte viés arrecadatório, entretanto, a iniciativa é uma grande oportunidade para as organizações corrigirem processos e seus respectivos sistemas de gestão.

Leia mais...