O desafio da inovação na indústria automobilística

Em um ambiente pouco favorável, como o da indústria automobilística no Brasil, que enfrenta queda de 17% nas vendas de automóveis só no primeiro trimestre de 2015, a tendência é de apostar apenas na redução de custos e deixar questões como inovação em segundo plano – erro que pode ser fatal para o futuro de uma empresa. Afinal, para superar os momentos de crise (que, felizmente, não vão durar para sempre) é preciso se destacar, e tecnologia é essencial para isso.

Leia mais...

A satisfação do consumidor deveria aumentar? Saiba que está caindo

Vemos cada vez mais e mais marcas renomadas se dando conta da importância de uma análise robusta e científica da experiência do cliente quando se trata de entender os complexos consumidores omnichannel. De fato, marcas líderes buscam conseguir insights sobre a experiência de seus clientes. Mas com mais marcas prestando atenção na experiência do consumidor, os índices de satisfação não deveriam aumentar? Porque não estão! O que estamos vendo é o índice de satisfação do consumidor cair ano após ano.

Leia mais...

Contratando funcionários comprometidos e eficientes

Quando o empreendedor decide montar um negócio, diversos fatores precisam ser analisados e muitas decisões devem ser tomadas. Na grande maioria das vezes, no início de uma nova empresa, o empreendedor costuma realizaras tarefas sozinho ou com um número pequeno de colaboradores.

Leia mais...

Os desafios das empresas familiares

Falar a respeito de uma empresa familiar pode levar a uma conclusão precipitada de que se trata de uma organização parada no tempo e presa a engrenagens ultrapassadas. É claro que há casos em que isso acontece, mas na maioria das vezes, ela não passa de preconceito. Um dos grandes desafios da profissionalização de uma empresa familiar é o desenvolvimento dos sucessores, que é acentuado pelos conflitos de valores que há entre as gerações.

Leia mais...

Os Novos Softwares de Negócios com Gosto de Jogos Eletrônicos

 

Já vai longe o tempo em que as áreas de sistemas eram redutos inexpugnáveis dentro da empresa, época em que os "especialistas" se reuniam quase como espécies de confrarias secretas, dialogando em termos incompreensíveis e determinando as aplicações de informática que deveriam suportar o rumo da organização.

Leia mais...

Comunicação estratégica para o impacto das marcas

Os tempos mudaram e com ele a forma das marcas se comunicarem com seus consumidores também evoluiu. Se pararmos pra pensar, há alguns anos, não mais que 10, muitas empresas nunca pensariam em utilizar um vídeo como ferramenta de comunicação para divulgar o seu negócio. Os altos custos para produção e veiculação desse material na TV aberta ou fechada - único canal usado para esse tipo de comunicação até então - tornava a estratégia inviável.

Leia mais...

5 vantagens que um ERP traz para as PMEs

A cultura de que investir em software integrado de gestão empresarial (ERP) é coisa para as grandes ou gigantes empresas já está sendo modificada. Protagonistas da economia nacional, as PMEs contam, cada vez mais, com a tecnologia e sistemas para gestão pra impulsionar seus resultados.

Leia mais...

Prevenção Jurídica: cuide da saúde de sua startup

Você decide fazer acontecer uma ideia diferente e promissora. Abre uma empresa, formata o plano de negócios, define uma estratégia para vender seu produto a partir da análise detalhada da concorrência, coloca investimentos e despesas na planilha, abre o site, entra para um coworking descolado e começa a frequentar eventos sobre empreendedorismo para acelerar o networking. Legal, mas e a parte chata do negócio? Você lembrou dela?

Leia mais...

A transformação até a empresa ideal

Há menos de uma década, as empresas debatiam em torno de problemáticas que hoje parecem já defasadas: a gestão de áreas distintas de negócios com sistemas diferentes; o uso de planilhas de cálculos para dar suporte a processos não contemplados pelo software; e o lançamento de produtos e serviços por decisão da própria empresa, sem levar em consideração a vontade dos clientes.

Leia mais...

Videoconferência, uma tendência para o mercado de recrutamento e seleção

Podemos afirmar que a tecnologia foi muito pouco utilizada até hoje, principalmente na área de recrutamento e seleção. Com o volume cada vez maior de candidatos disponíveis no mercado, os controles realizados manualmente, por e-mail ou planilhas vão se mostrando ineficientes no gerenciamento do processo.

Leia mais...