One Cloud Shop e sua importância no sucesso das implementações de projetos em nuvem

Redução de custos e ganhos em agilidade, são os grandes drivers trazidos pelo cloud computing. No Brasil, a adoção dessa tecnologia não para de crescer. Segundo pesquisa da Frost&Sullivan, até o final deste ano, 66% das companhias nacionais terão investido em nuvem. Afinal, com a crise econômica nacional, os budgets ficaram ainda mais apertados e os business continuity plans incertos, motivando uma busca frenética por diminuição de gastos.

Leia mais...

O CRM e a rentabilidade do bom relacionamento com os clientes

Sabemos que manter os clientes custa menos e é mais rentável que conquistar novos. Na verdade, já se passou uma década desde que a Bain & Co. revelou que aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% faz com que os lucros cresçam entre 25% e 95%. Ironicamente, mesmo isso não sendo novidade, (um estudo mostra que 82% das organizações concordam com a importância da retenção), a maioria das empresas de manufatura ainda estão focadas em adquirir novos clientes.

Leia mais...

Geografia da Saúde e o destino de nossas cidades

No início da minha graduação, em um dos primeiros trabalhos de campo, no ponto de parada de Santa Gertrudes, interior de São Paulo, a Profa. Dra. Sandra Pitton, expôs o seguinte cenário: O município apresentava altas incidências de doenças respiratórias e, como tal fenômeno, se relaciona com as atividades econômicas do mesmo, vista que estava no Polo Cerâmico. Foi a descoberta da Geografia da Saúde, pelo menos para mim.

Leia mais...

Os erros mais comuns nas ações de marketing digital

A cada dia que passa as empresas buscam nas soluções de Marketing On-line maneiras de alavancar seus negócios. E não era pra ser diferente, afinal a internet é a mídia que mais cresce no mundo e já possui mais de 100 milhões de usuários ativos somente no Brasil.

Leia mais...

Software por assinatura ampliará carteira de clientes das empresas de tecnologia

De acordo com a consultoria Forrester Research, o mercado mundial de software como serviço (Saas) chegará a US$ 87 bilhões, ainda em 2015. Em 2016, o crescimento esperado é de 22%, alcançando US$ 106 bilhões. Em agosto deste ano, a TOTVs, fabricante de softwares, anunciou que trará ao mercado a modalidade de “assinaturas” de seus produtos, o que irá baratear o custo da aquisição “avulsa”, visando um aumento de novos clientes.

Leia mais...

Melhoria dos serviços de saúde demandam informatização da área clínica

Há 10 anos, muitos hospitais, para gestão de seu negócio, utilizavam soluções tecnológicas desenvolvidas internamente e suas iniciativas de informatização estavam focadas nos processos de sistemas administrativos e financeiros, com baixo impacto na área clínica.

Leia mais...

Preparando-se para o Black Friday

Faz dois anos desde que me mudei para São Paulo para trabalhar na Return Path. Quando eu e minha esposa decidimos fazer esta migração do Rio para São Paulo decidimos que era bem mais barato, e bem mais prático, vender o que tínhamos e comprar tudo na nova cidade. Claramente o valor da venda do que tínhamos era muito inferior ao de um novo produto comprado em São Paulo.

Leia mais...

5 Dicas para empreendedores encontrarem investidores

Dez em cada dez empreendedores brasileiros se perguntam hoje quando e como o país vai sair da crise político-econômica em que se encontra, sendo capaz de retomar o bom caminho do crescimento e da solidez. A grande questão no mundo corporativo atualmente é: as empresas conseguirão sobreviver e prosperar mesmo com o cenário macroeconômico em turbulência? Bem, não há fórmulas matemáticas para o problema e a Economia está longe de ser uma ciência exata.

Leia mais...

A metodologia Lean maximizando a entrega de valor ao cliente

Ouvimos falar da metodologia Lean há mais de 30 anos. Embora a Toyota tenha desenvolvido e utilizado esse conceito desde a década de 50, foi apenas em meados dos anos 80 que o mesmo foi cunhado, quando um projeto de pesquisa do MIT (Massachussetts Institute of Technology) sobre a indústria automobilística apontou a Toyota como criadora de um novo paradigma de gestão, que abrangia todas as dimensões de negócios: manufatura, desenvolvimento de produtos e relacionamento com clientes e fornecedores.

Leia mais...

Soluções de RH devem auxiliar promover eficiência e reduzir custos

Nos últimos dois anos, aumentou intensamente a preocupação relacionada à como melhorar o desempenho dos colaboradores e como aumentar a eficiência da gestão. Isto além de ser uma tendência mundial vem de encontro ao fato de que, segundo o índice de competitividade internacional, apresentado nos últimos anos no World Competitiveness Yearbook, elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), o Brasil caiu no ranking e vem perdendo capacidade de sustentar crescimentos produtivos em longo prazo.

Leia mais...