Bloco W e a lavagem de dinheiro

A partir deste ano de 2017, empresas participantes de grupo multinacional devem estar atentas à data de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) determinada pela Receita Federal do Brasil para 31 de julho. A ECF também terá a função de atender ao compromisso assumido pelo governo brasileiro junto à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que prevê o compartilhamento de informações sobre renda global e impostos pagos entre países.

Leia mais...

Como se preparar para o EFD–Reinf gastando pouco?

Finalmente foi anunciado os detalhes da nova obrigatoriedade do SPED: o EFD-Reinf. A nova obrigação foi instituída pela Instrução Normativa nº 1.701/2017, da Receita Federal do Brasil, e obriga as pessoas jurídicas, produtores rurais, associações desportivas, empresas e entidades a entregar a obrigação.

Leia mais...

O papel crucial da tecnologia de gestão de clientes na indústria de transformação

Apoiar a força de vendas em seus objetivos e ampliar o conhecimento sobre o cliente é primordial, sobretudo em tempos de retração do mercado. Embora a produção industrial brasileira tenha voltado a crescer em abril, comparado, a março, por exemplo, o resultado continua negativo em relação a 2016, que já não foi um ano muito promissor.

Leia mais...

Qual sua Maturidade de Gestão?

Quando falamos em maturidade logo imaginamos algo que já esteja “pronto” para determinada situação. Um produto para ir às prateleiras, uma empresa para abraçar um novo mercado, um profissional para assumir o papel de líder, por aí em diante. Desde cedo, em casa, aprendemos que é com a maturidade que se conquistam benefícios, não é mesmo? O da confiança, da liberdade, das escolhas. Mas o que isso tem a ver com gestão?

Leia mais...

Ativos de dados na operação e ações de marketing das empresas

Nos últimos anos tenho vivenciado sucessivas experiências junto a grandes empresas de diversos segmentos de mercado no que tange o assunto “Dados e Informação”. Ao longo desta jornada pude acumular um conhecimento bastante amplo sobre o tema, especialmente por ajudar empresas em diferentes estágios de maturidade na forma como lidam com seus ativos de dados, e também os diferentes níveis de “apetite” e investimentos para transformação na busca do patamar tão desejado de gerar conhecimento e valor para os negócios.

Leia mais...

Indústria nacional precisa ser 4.0 para ser mais competitiva

Muito se fala em indústria 4.0, com maior automação das fábricas e integração total de produção das unidades industriais em diferentes países. O país líder neste conceito é a Alemanha, mas EUA, o restante da Europa e Ásia estão adiantados neste processo de inovação, enquanto o Brasil ainda dá seus primeiros passos.

Leia mais...

Portal único: simplificação de processo do Comércio Exterior poderá reduzir o prazo médio de exportação em 40%

O programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação, trânsito aduaneiro e licenciamento. Atualmente existem três frentes de trabalho dentro do programa, envolvendo integrantes da Receita Federal do Brasil (RFB), da Secretária de Comércio Exterior (SECEX), da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE/CAMEX), das secretarias de fazenda estaduais e dos outros órgãos intervenientes no comércio exterior, contando com o apoio e participação do setor privado.

Leia mais...

Bloco k: como ajustar os processos fabris e os estoques

Transportar para o papel a posição dos estoques das empresas ou apontar nos registros dos arquivos magnéticos as quantidades de mercadorias estocadas nos estabelecimentos não é uma tarefa fácil. As variáveis que compõem os processos representados pelas anotações e pelos registros das movimentações de entradas e saídas do estoque nas suas várias fases são proporcionais à complexidade de cada conjunto de processos dentro de um estabelecimento, em especial os industriais.

Leia mais...

Big Data: o que é preciso para decolar?

A Transformação Digital está fomentando um verdadeiro cemitério de dados. Quando unimos a computação em nuvem, a Internet das Coisas (IoT), a mobilidade e as mídias sociais sobre um ambiente de Big Data, temos como resultado um aumento significativo da quantidade de dados.

Leia mais...

Big Data e Machine Learning no centro da transformação digital

Ao gerar insights, a ciência de dados é capaz de traçar estratégias, otimizar ações em setores com operações críticas como varejo, supply chain e logística

A análise de dados vai além do big data e sua crescente adoção. Recentemente, uma pesquisa da Forrester Research mostrou que, em média, 40% dos líderes de análise de dados globais afirmam que já estão implementando ou expandindo o uso da tecnologia de big data, e 30% dos que ainda não adotaram planejam fazer até o próximo ano.

Leia mais...