A ascensão do Open Logistics: o futuro do transporte já começou

A obstrução do Canal de Suez em 2021 contabilizou quase US$ 10 bilhões em perdas, segundo a Lloyd's List. Já no Brasil os efeitos da greve dos caminhoneiros de 2018 e o bloqueio das rodovias prejudicou milhões de brasileiros e empresas. Esses incidentes destacaram o quanto a economia global depende do transporte e, ainda, quão frágil é o ecossistema de logística.

Leia mais...

Logística 4.0: a digitalização de processos como rota de conformidade fiscal

Trilhando um caminho de ascensão, adaptabilidade e transformação digital acelerada, o segmento logístico colocou o pé no acelerador durante a pandemia da Covid-19, criando rotas essenciais não só para dar vazão às novas demandas do mercado, como para suprir as necessidades do novo perfil de consumo: o digital.

Leia mais...

Como a geointeligência, em conjunto com a análise de dados, pode ajudar as empresas a reduzir custos operacionais

Você sabia que a velocidade de aceleração, frenagem e outras atividades realizadas por um motorista podem ser monitoradas? Ou que é possível otimizar as tarefas dos trabalhadores do agronegócio por meio do monitoramento de máquinas e uso de drones? Pois é isso que a geointeligência é capaz de fazer: reconhecer a distribuição de objetos no tempo e espaço, fazendo analogias e revelando padrões válidos que servem de base para a tomada de decisões a partir de informações em alta frequência.

Leia mais...

BI aplicado nas empresas: construindo um ambiente de Inteligência Analítica

Em um cenário pautado pela inovação tecnológica, a capacidade de captação, processamento e análise de dados ganha protagonismo nas corporações. É inegável a importância do uso da tecnologia no ambiente corporativo para obter os melhores resultados.

Leia mais...

Como a equipe de atendimento pode construir - ou destruir - a percepção de uma marca

Em um mundo cada vez mais conectado, competitivo e com consumidores exigentes, as empresas precisam se diferenciar para fidelizar e conquistar seus clientes. E a área de atendimento , nesse contexto, vem se tornando cada vez mais importante para atingir esses objetivos dentro das empresas.

Leia mais...

Processos do Varejo que podem ser otimizados com Inteligência Artificial

 

Inteligência Artificial (IA). O que vem a sua mente quando escuta este termo? Principalmente antes da pandemia, uma imagem comum era a de robôs substituindo os humanos em seus afazeres. No entanto, as transformações ocorridas nos últimos anos evidenciaram que se bem coordenada, a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada dos negócios.

Leia mais...

Evolução dos ERPs: como os sistemas de gestão impulsionaram o mercado de tecnologia no Brasil

A evolução tecnológica passou por etapas importantes ao longo dos anos. Um grande impulsionador neste processo foi a difusão do uso de softwares de gestão, também conhecidos como ERPs, no universo corporativo. Apesar de já consolidados no mercado, os ERPs seguem em ascensão e, de acordo com estudo Semiannual Software Tracker, divulgado pela IDC Brasil, cresceram em 2020, em uma taxa acima de 25%, totalizando investimentos da ordem de R$ 14 bilhões. Mas, como foi o processo de consolidação desta importante tecnologia no país?

Leia mais...

Grande quantidade de ações de fiscalização - um lembrete gritante para as empresas sobre a importância do compliance para exportação

Os EUA emitiram um forte lembrete às empresas de que, embora adaptem suas operações para lidar com a pandemia do coronavírus, elas não podem vacilar em seu compromisso de seguir o cumprimento das exportações e as leis de due diligence dos agentes recusados. Isso é evidenciado por recentes ações de fiscalização por parte dos Departamentos de Estado, Comércio e Tesouro. Apenas no mês passado, essas ações cobriram China, Rússia, África, Oriente Médio, EUA e América Central e do Sul.

Leia mais...

O RH estratégico impulsiona a liderança 4.0 nas empresas

Em tempos de transformação acelerada, que demandou mudanças profundas nas empresas e sociedade, o setor de Recursos Humanos, que por décadas foi visto como operacional e burocrático, não ficou de fora. Os gestores tiveram que se adaptar a toque de caixa para enxergar e gerenciar o novo colaborador de forma estratégica com o suporte de soluções tecnológicas capazes de aprimorar os processos da área e preservar a continuidade dos negócios, crescimento e produtividade das organizações. Esse movimento foi denominado RH estratégico.

Leia mais...

Automação reduz custos e promove mudança organizacional

Quando se fala em redução de custos nas empresas, alguns gestores e até os próprios colaboradores logo relacionam à demissão. No entanto, a rotatividade de funcionários gera, na maioria das vezes, mais gastos. Um estudo do Center for American Progress (CAP) descobriu que os custos médios para substituir um profissional varia de 16% do salário anual do antigo (em casos de baixa remuneração) até 213% para cargos executivos.

Leia mais...