Monetização do 5G, avanço das redes privadas e sustentabilidade marcam o debate do Pós-MWC Barcelona By Futurecom

Passado o impacto positivo e toda a expectativa criada sobre as potencialidades do 5G nos últimos anos, o mercado de telecomunicações agora está focado na monetização da tecnologia de quinta geração.

Leia mais...

Gêmeos digitais: o futuro da tecnologia

Nos últimos anos, o conceito de gêmeos digitais surgiu como uma ferramenta poderosa para transformar a maneira como projetamos, construímos e operamos sistemas complexos. Um gêmeo digital é uma representação virtual de um ativo ou sistema físico que permite monitoramento, análise e otimização em tempo real.

Leia mais...

Realidade virtual: tecnologia "das antigas" e ainda à frente do tempo

A Realidade Virtual (VR) é uma tecnologia que tem evoluído significativamente nos últimos 40 anos, tornando-se uma das mais promissoras. Curiosamente, sua história remonta ao início do século 20, quando o escritor e inventor francês Antonin Artaud descreveu sua visão de um "teatro total" que envolvesse todos os sentidos do espectador. A primeira demonstração pública de VR aconteceu em 1968, quando o pesquisador americano Ivan Sutherland desenvolveu um protótipo chamado “A Espada de Damocles”, que consistia em uma tela de visualização pendurada na frente dos olhos do usuário, que podia ver uma imagem em 3D de um cubo, controlada por um computador. Apesar de rudimentar, o modelo foi considerado uma das primeiras demonstrações do potencial da tecnologia.

Leia mais...

O futuro do mercado de Mobile Marketing

O Mobile Marketing vem se consolidando no mercado e tornando-se uma excelente oportunidade de crescimento para os negócios. Segundo a 31° Pesquisa Anual da Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem mais de 234 milhões de aparelhos ativos no país. O número representa cerca de 20 milhões de aparelhos a mais do que a população brasileira.

Leia mais...

ChatGPT vai mudar o mundo? Realidade, futuro ou mais do mesmo aprimorado?

Uma imagem contendo no interior, pessoa, gato, olhando Descrição gerada automaticamenteSe você ainda não ouviu falar de ChatGPT, uma rápida busca no Google vai te dar o contexto necessário. Não vou explicá-lo por que quero seguir um pouco adiante sobre as coisas que ele pode fazer, e principalmente, as coisas que ainda não pode.

Leia mais...

Metaverso, Internet 5G, IoT e telemedicina. Os impactos na saúde em 2023 e na jornada do paciente

E então começamos 2023, após um ano que fomos tomados por uma alta carga de estímulos digitais, que nos dão uma percepção muito mais acelerada do passar do tempo. Paralelamente a isso, também atingimos um estado de maturidade tecnológica, que vem permitindo a criação e o aprimoramento de diversas tecnologias que impactam diretamente o setor da saúde em todas as áreas de sua atuação. Dessa forma, 2023 promete uma nova e mais intensa avalanche de informações e soluções, para ajudar empresas e pacientes no cuidado desse bem tão importante e crucial a todos nós, que levamos a saúde à frente.

Leia mais...

O mercado de tecnologia em 2023: quais serão as principais tendências tecnológicas?

O mercado de tecnologia está constantemente em evolução, trazendo sempre inovações e melhorias para as empresas que investem nas tendências tecnológicas mais atuais do momento. Um levantamento realizado pela TOTVS apontou que 85% das empresas brasileiras ampliaram seus investimentos em TI nos últimos três anos. Indo no mesmo caminho, 90% das companhias da América Latina pretendem incrementar seu investimento em tecnologias emergentes nos próximos doze meses, de acordo com uma recente pesquisa do Harvard Business Review Analytic Services e NTT DATA.

Leia mais...

S/4HANA: o primeiro passo para a Indústria 4.0

Lançado em 2015, o SAP S/4HANA apresentou ao mundo os diversos benefícios da aplicação em nuvem para a gestão empresarial, como inovação, agilidade, segurança e competitividade. Desde então, milhares de empresas têm aderido a ele, que já se configura como a melhor tecnologia disponível no mercado, com ganhos consistentes em inteligência, produtividade, redução de custos e otimização de processos.

Leia mais...

Data Analytics contribui para o avanço da agenda ESG

Nos últimos anos temos ouvido muito sobre estratégia ESG (Enviromental, Social e Governance, que traduzida para o português quer dizer: meio ambiente, social e governança). Um dos pontos de destaque deste debate global aponta a responsabilidade e a importância de as empresas participarem ativamente do combate às mudanças climáticas, ao racismo e à pobreza, investirem na redução do impacto dos seus produtos e serviços no meio ambiente, criar um ambiente financeiro mais confiável e resiliente, implementar mais transparência e prestação de contas da gestão.

Leia mais...

Digitalização de processos no cartório exige "cultura" de gerenciamento de documentos

Uma demanda antiga da população brasileira finalmente foi atendida em junho de 2022. A quantidade de papéis e documentos inerentes a diferentes situações que envolvem os cartórios espalhados pelo país, e que já incomodou grande parte das pessoas ao longo do tempo, deve diminuir nos próximos anos.

Leia mais...