BPM Ágil - O futuro é agora

A palavra chave do momento é agilidade. O mercado pede por práticas ágeis e no mundo da tecnologia não é diferente. No setor de BPM, a onda da vez é o BPM Ágil, novo conceito de solução tecnológica de gestão impulsionado pelos tempos modernos e que tem como foco práticas colaborativas com o cliente e respostas muito mais rápidas a mudanças.

Leia mais...

Adoção de metodologia ágil para viabilizar a entrega da transformação digital

Ultimamente muito se tem falado de transformação digital, conceito que vai além de automatizar processos, e mostra que os modelos de negócio deixaram de ser algo imobilizado, ou seja, modelos de negócio devem ser criados e alterados de maneira contínua. E para que isso fosse possível, muitas frentes como Cloud Computing, Big Data, Mobile Payment, IoT (Internet of Things), entre outras, foram criadas para inovar e melhorar os serviços e produtos fornecidos pelas empresas. Mas será que as empresas estão adotando maneiras ágeis e flexíveis para fornecer tais serviços?

Leia mais...

Coisificação

Segundo Karl Marx, a relação entre capital, trabalho e alienação, promove a coisificação do mundo. Isso mesmo: coisificação - relações, estratégias, status, riquezas. Tudo medido pelo volume de coisas que o individuo possui. Ter um carro do último modelo, roupas das melhores marcas, estudar nas melhores escolas. É a estrutura baseada em poderes na qual vivemos hoje, guiada por um senso comum da sociedade.

Leia mais...

Como criar um aplicativo?

Hoje para pedir uma pizza, consultar preços de produtos, identificar roteiros de viagens, tudo já é feito por meio de um aplicativo. Outro bom exemplo que os apps já conquistaram o mundo é o WhatsApp, em que as pessoas se comunicam por meio de mensagem de voz, texto e imagens em tempo real, via internet. O programa conta com cerca de 500 milhões de usuários no mundo, sendo 38 milhões apenas no Brasil.

Leia mais...

Desenvolvimento ágil ou tradicional, qual o melhor caminho?

Internet das “coisas”, e-commerce, mobilidade, cloud computing e tantas outras tendências que surgem para revolucionar os modelos de operação existentes ou criar os novos “negócios digitais” se deparam com uma antiga questão: qual a melhor abordagem de desenvolvimento para garantir velocidade às necessidades de negócio, com produtividade e sem colocar em risco a qualidade para os clientes finais da solução?

Leia mais...

Arduino: novidade para desenvolvedores

Quem é apaixonado por tecnologia sempre fica por dentro das novidades do setor e, além disso, gosta de se aventurar e testar todas as ferramentas que aparecem no mercado. Um recurso que ganhou destaque e tem chamado bastante à atenção dos profissionais de TI é o Arduino, um controlador lógico programável com entrada USB ou Serial que possui código aberto.

Leia mais...

Metodologia Kanban, aplicações que agilizam o desenvolvimento de projetos

O Kanban é uma abordagem muito utilizada na indústria de produção, onde teve origem. Ele prepara processos para serem ativados de acordo com a demanda - característica que tem chamado a atenção também de outros segmentos em situações em que a demanda não é previsível e, portanto, não pode ser planejada com muita antecedência.

Leia mais...

É preciso aprender novas linguagens de programação?

No Brasil, o setor de software tem crescido muito nos últimos anos. Entre 2008 e 2012, os dois segmentos que tiveram crescimento mais expressivo em ofertas de emprego foram: desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, que passou de 46,6% para 62,1%; e consultoria em tecnologia da informação, que aumentou de 44,8% para 54,6%, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Seade, no segundo bimestre de 2014.

Leia mais...

Gerenciamento de Conteúdo de Vídeo

Com o crescente uso dos recursos de vídeo e o aumento das relações empresariais globalizadas, as organizações têm tentado, cada vez mais, facilitar o compartilhamento de informações entre as pessoas. Para isso, as empresas estão incentivando a expansão de aplicações habilitadas para vídeo, de modo a ter uma força de trabalho mais conectada, informada e efetiva.

Leia mais...

Por que o SCRUM vem sendo cada vez mais adotado nas empresas?

Depois de se adaptar plenamente a termos como CRM, ERP e BI – só para citar os mais comuns – as empresas começam a conhecer e a adotar o SCRUM. Diferentemente das siglas citadas, não se trata de um acrônimo, mas de uma palavra com vida própria que, na prática, está relacionada ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos de software com agilidade e interatividade.

Leia mais...