Norma brasileira para cabeamento estruturado auxilia projetistas e instaladores de rede

Utilizadas para padronizar e indicar um determinado nível de qualidade, as normas regulamentadoras estabelecem o consenso internacional. Desta forma, seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é fundamental não apenas para que não existam conflitos, mas também para a comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo tema.

Leia mais...

No futuro da condução automatizada, os dados são o novo petróleo

O ecossistema automotivo tem a oportunidade de usar os dados para tirar conclusões sobre novas oportunidades de negócios e criar um mundo mais seguro. 

O mundo atual depende do petróleo – do aquecimento e refrigeração de nossas casas ao abastecimento de quase todas as formas de transporte. Tente dirigir um carro atualmente sem produtos à base de óleo e você não chegará longe. Sem o óleo, o motor do carro superaquece, os pistões e anéis se fundem às paredes do cilindro, o bloco do motor racha e, é claro, não há combustível. Você poderia dizer que o petróleo é a tecnologia chave que construiu o mundo automotivo que conhecemos hoje.

Leia mais...

Tecnologia acompanha o desenvolvimento da indústria farmacêutica

Mundialmente, o Brasil ocupa a sexta posição no ranking da indústria farmacêutica, que deve atingir R$ 90 bilhões nos próximos cinco anos – os dados são da IMS, empresa responsável pela auditoria do mercado farmacêutico mundial. Com o crescimento do setor, que é altamente regulamentado, a tecnologia torna-se indispensável, uma vez que traz contínuas inovações, maior assertividade para a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos, além de oferecer informações de todo o processo de fabricação dos produtos farmacêuticos, chegando à cadeia de fornecimento, vendas, finanças, entre outras questões ligadas ao negócio.

Leia mais...

Crise, CRM e descaroçador de algodão

Em 1794, no sul dos Estados Unidos, Eli Whitney, um recém-formado em engenharia pela Universidade de Yale, registrava a patente do seu descaroçador de algodão: uma combinação de manivela, tela de arames e pequenos ganchos, que aumentava em dezenas de vezes a produtividade das fazendas de algodão.

Leia mais...

Impressões 3D e 4D: a materialização da revolução digital

Ainda há muito por vir: há uma imensidão de possibilidades, com enorme relevância do ponto de vista estratégico, criativo, social e econômico. Viver em um mundo no qual impressões tridimensionais são uma realidade é como fazer parte de um filme futurista. O fato é que não se trata de ficção, mas de transformações práticas, que prometem abalar as bases que regem a sociedade. Ao lado da impressão 3D está a em 4D e, juntas, prometem uma nova revolução industrial.

Leia mais...

O uso do blockchain como plataforma para a economia digital

O blockchain é uma estrutura de dados distribuída, composta de dados imutáveis, gravados digitalmente em blocos. Cada bloco é então "encadeado" para o bloco seguinte, usando uma assinatura criptográfica. Isso permite que as cadeias de blocos possam ser usadas como um livro, que pode ser compartilhado e acessado por qualquer pessoa com as permissões apropriadas.

Leia mais...

Boas práticas no design de API’s

Com a popularização de arquiteturas como SOA (Service Oriented Architecture) e recentemente de arquiteturas baseadas em microsserviços, torna-se cada vez mais importante compreender algo que está na base destas tecnologias: o projeto e desenvolvimento de API’s (Application Programming Interface).

Leia mais...

Desenvolvedores-Cidadãos e o Runtime Form Designer no Magic xpa 3.1

Antes, os formulários eram projetados por desenvolvedores, que determinavam as telas que seriam visualizadas pelo usuário final. Isso ainda acontece, porém, um desenvolvedor interessado em democratizar seu aplicativo pode habilitar o Runtime Form Designer para que os usuários tenham autonomia de forma que se tornem desenvolvedores-cidadãos. Isso não requer nenhum esforço especial por parte do desenvolvedor no Magic xpa, porque as funções do Runtime Form Designer no Magic xpa 3.1 estão incorporadas na plataforma. A implementação do Magic xpa permite que o usuário tenha uma tela altamente personalizada utilizando seus formulários customizados, em vez de telas genéricas.

Leia mais...

O papel do integrador na Transformação Digital

Atualmente, as empresas apresentam diferentes estágios de maturidade digital. Enquanto umas já utilizam analytics e big data em patamares distintos, outras nem sequer começaram a desenvolver um plano de nuvem e mobilidade. Indepedente disso, a jornada da Transformação Digital está lançada. E, percorrer este caminho com um apoio que forneça e auxilie na adoção das novas tecnologias como um investimento para agregar valor ao negócio é a base para colher resultados satisfatórios.

Leia mais...

Digital Transformation e a nova realidade corporativa

O desafio da transformação dos negócios através da Digital Transformation já faz parte dos assuntos mais discutidos entre empresas de todos os portes e segmentos. Para se ter uma ideia de como o tema está em evidência, experimente buscar no Google pelo termo “Digital Transformation”. Você vai encontrar, nada mais nada menos, que mais de sete milhões de resultados.

Leia mais...