Crise, CRM e descaroçador de algodão

Em 1794, no sul dos Estados Unidos, Eli Whitney, um recém-formado em engenharia pela Universidade de Yale, registrava a patente do seu descaroçador de algodão: uma combinação de manivela, tela de arames e pequenos ganchos, que aumentava em dezenas de vezes a produtividade das fazendas de algodão.

Leia mais...

Impressões 3D e 4D: a materialização da revolução digital

Ainda há muito por vir: há uma imensidão de possibilidades, com enorme relevância do ponto de vista estratégico, criativo, social e econômico. Viver em um mundo no qual impressões tridimensionais são uma realidade é como fazer parte de um filme futurista. O fato é que não se trata de ficção, mas de transformações práticas, que prometem abalar as bases que regem a sociedade. Ao lado da impressão 3D está a em 4D e, juntas, prometem uma nova revolução industrial.

Leia mais...

O uso do blockchain como plataforma para a economia digital

O blockchain é uma estrutura de dados distribuída, composta de dados imutáveis, gravados digitalmente em blocos. Cada bloco é então "encadeado" para o bloco seguinte, usando uma assinatura criptográfica. Isso permite que as cadeias de blocos possam ser usadas como um livro, que pode ser compartilhado e acessado por qualquer pessoa com as permissões apropriadas.

Leia mais...

Boas práticas no design de API’s

Com a popularização de arquiteturas como SOA (Service Oriented Architecture) e recentemente de arquiteturas baseadas em microsserviços, torna-se cada vez mais importante compreender algo que está na base destas tecnologias: o projeto e desenvolvimento de API’s (Application Programming Interface).

Leia mais...

Desenvolvedores-Cidadãos e o Runtime Form Designer no Magic xpa 3.1

Antes, os formulários eram projetados por desenvolvedores, que determinavam as telas que seriam visualizadas pelo usuário final. Isso ainda acontece, porém, um desenvolvedor interessado em democratizar seu aplicativo pode habilitar o Runtime Form Designer para que os usuários tenham autonomia de forma que se tornem desenvolvedores-cidadãos. Isso não requer nenhum esforço especial por parte do desenvolvedor no Magic xpa, porque as funções do Runtime Form Designer no Magic xpa 3.1 estão incorporadas na plataforma. A implementação do Magic xpa permite que o usuário tenha uma tela altamente personalizada utilizando seus formulários customizados, em vez de telas genéricas.

Leia mais...

O papel do integrador na Transformação Digital

Atualmente, as empresas apresentam diferentes estágios de maturidade digital. Enquanto umas já utilizam analytics e big data em patamares distintos, outras nem sequer começaram a desenvolver um plano de nuvem e mobilidade. Indepedente disso, a jornada da Transformação Digital está lançada. E, percorrer este caminho com um apoio que forneça e auxilie na adoção das novas tecnologias como um investimento para agregar valor ao negócio é a base para colher resultados satisfatórios.

Leia mais...

Digital Transformation e a nova realidade corporativa

O desafio da transformação dos negócios através da Digital Transformation já faz parte dos assuntos mais discutidos entre empresas de todos os portes e segmentos. Para se ter uma ideia de como o tema está em evidência, experimente buscar no Google pelo termo “Digital Transformation”. Você vai encontrar, nada mais nada menos, que mais de sete milhões de resultados.

Leia mais...

As novididades do Adobe Animate CC

O software de nome Adobe Flash está oficialmente morto, assim como o software Adobe Edge Animate, agora temos o novíssimo Adobe Animate CC, software rebatizado sobre o antigo Flash, algo que simula Flash + Edge Animate + JavaScript ao mesmo tempo.

A Apple acabou com o Flash Player tempos atrás (literalmente), restringindo o acesso a objetos Apple, como celulares e tablets (iPhone, iPad), porém, o novo software da Adobe permite a criação de praticamente 90% do antigo Adobe Flash visualmente sem utilizar nenhum código, e o melhor... exportando em HTML5 e com novidades!

Leia mais...

Software por assinatura ampliará carteira de clientes das empresas de tecnologia

De acordo com a consultoria Forrester Research, o mercado mundial de software como serviço (Saas) chegará a US$ 87 bilhões, ainda em 2015. Em 2016, o crescimento esperado é de 22%, alcançando US$ 106 bilhões. Em agosto deste ano, a TOTVs, fabricante de softwares, anunciou que trará ao mercado a modalidade de “assinaturas” de seus produtos, o que irá baratear o custo da aquisição “avulsa”, visando um aumento de novos clientes.

Leia mais...

Desenvolvedores precisam se preparar já para o Windows 10

O lançamento do Windows 10 em Julho foi um dos maiores lançamentos da história da Microsoft. Empresas que já tenham desenvolvido aplicações para Windows seguramente não deveriam esperar para começar a explorar a nova plataforma. Mesmo aquelas que deixaram o Windows de lado para focar no desenvolvimento de aplicações para plataformas móveis baseadas em iOS e Android deveriam parar e pensar em como tirar proveito do Win10.

Leia mais...