Investimento em segurança da informação se torna vantagem competitiva em 2021

Companhias passaram a considerar o nível de segurança da informação como um critério primordial para estabelecer novas parcerias comerciais e os ataques cibernéticos se tornaram alvos de preocupação e entraram de vez no radar da maioria das empresas brasileiras, principalmente após a explosão de casos registrados ao longo de 2020.

Leia mais...

Sequestro de dados com resgate

Desde o primeiro indício de tecnologias mais avançadas no planeta, existem os famosos hackers, que surgiram justamente com o intuito de fazer o que fazem hoje, que é a invasão (para o bem ou para o mal) de qualquer tipo de dispositivo ou rede.

Leia mais...

Os desafios das pequenas e médias empresas com a implementação da LGPD

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor desde Setembro de 2020, as empresas se viram obrigadas a se adequar. Muito tem se falado sobre os benefícios e desafios que poderão ser observados nesse processo como - por exemplo - a conscientização das pessoas sobre o tráfego de suas informações pessoais e empoderamento na decisão de até onde as empresas poderão utilizá-los.

Leia mais...

Como as PMEs devem se adequar à LGPD

O dia 18 de setembro de 2020 marcou o calendário brasileiro. Essa foi a data em que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de fato entrou em vigor no país. A expectativa de que isso só aconteceria em 2021 pode ter pego algumas empresas de surpresa, mas o fato é que já não há mais desculpas para não ficar em conformidade com a lei.

Leia mais...

Um falso dilema de compliance sobre o home office

O ano de 2020 trouxe desafios inéditos para boa parte das companhias atuantes em diversos mercados. Além das questões imediatas de sobrevivência do negócio em razão da crise econômica já existente antes da pandemia, a adoção do home office de forma apressada e a priorização massiva de negociações e conversas pela via eletrônica expôs as empresas a riscos muito maiores quanto à ocorrência de irregularidades praticadas por seus colaboradores.

Leia mais...

5 vantagens na terceirização da LGPD

O tema proteção de dados nunca esteve em tanta evidência em nosso país como nos últimos dois anos, tudo graças ao surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com a LGPD, foram criados diversos direitos que os titulares de dados poderão exercer, bem como diferentes obrigações para as empresas estarem em conformidade com a nossa legislação de dados.

Leia mais...

É hora de dimensionar seu time de segurança

Não é novidade que um dos reflexos da aceleração dos processos de transformação digital trazida pela pandemia de Covid-19 foi o aumento de riscos de cyber security. Com a pressão cada vez maior sobre as equipes de TI para fazer entregas mais e mais rápidas, a gestão de riscos sobre os ativos nem sempre foi deixada em primeiro plano.

Leia mais...

Biometria e unificação de documentos como política antifraude identitária

Nas últimas semanas, acompanhamos os processos eleitorais nos Estados Unidos e no Brasil, que evidenciaram, mais uma vez, as diferenças latentes entre os sistemas de votação nos dois países. Os EUA adotam um modelo híbrido, com o uso de cédulas eleitorais, que podem ser enviadas pelo correio ou preenchidas presencialmente nas urnas no dia da eleição. Já o Brasil adota o sistema de urnas eletrônicas, com voto presencial em um único dia em todo o País, que permite uma contagem de votos mais ágil e sem intervenção manual.

Leia mais...

Novas regulamentações e demonstrativos de limites operacionais movimentam instituições financeiras

 

Com os regulatórios em constante transformação, alinhamento entre tecnologia e equipe é fundamental para a estabilidade econômica das instituições. 

Leia mais...

A privacidade na era IoT

Você provavelmente já ouviu falar na Lei Geral de Proteção de Dados, a polêmica LGPD. Mas provável que a empresa em que você trabalha ainda esteja engajada para se adequar às novas regras. Baseada na doutrina europeia, em geral, ela suscita um novo olhar não somente sobre o direito à privacidade, como também o da propriedade das informações pessoais de cada um.

Leia mais...