LGPD no RH: Impactos da lei de proteção de dados no setor

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que deverá entrar em vigor em agosto de 2020, veio para modificar consideravelmente a relação entre usuários e detentores de dados. Isso afeta as mais diferentes áreas das empresas e a área de recursos humanos não fica de fora dessa brincadeira.

Leia mais...

Quais são os próximos passos para a vigência da LGPD

Foi aprovado no fim de maio o Projeto de Lei nº 1.179/2020, no Senado Federal, que altera a data de vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. O PL determinou que os artigos 52 a 54 da LGPD, que tratam das sanções aplicáveis em caso de violação da Lei, terão efetividade somente no dia 1º de agosto de 2021. Os demais dispositivos da Lei seguem com vigência no dia 3 de maio de 2021, conforme determinado pela Medida Provisória nº 959/2020.

Leia mais...

Garantindo a segurança digital no ambiente da Indústria 4.0

Imagine o seguinte cenário: você pede para a Alexa ligar a TV e ela responde "faça você mesmo". Isso poderia acontecer milhões de vezes a não ser que as pessoas tomem medidas para proteger seus dispositivos IoT. A situação é ainda pior em ambientes industriais.

Leia mais...

Inovação e novas maneiras de proteção de dados

As organizações estão sentindo o calor e a pressão para inovar e criar maneiras de fazer com que seus negócios permanecerem relevantes. Para as instituições financeiras, em particular, esta situação é ainda mais presente devido à forte concorrência dos gigantes do setor, bem como as startups "nascidas digitais".

Leia mais...

A postergação da LGPD e suas consequências às empresas e consumidores

O advento da pandemia atual fez as autoridades postergarem a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para tanto, positivando isso, sobreveio a MP 959 que permitiu que as empresas se enquadrem às novas normas de uso e armazenamento de dados digitais apenas à partir de 3 de maio de 2021.

Leia mais...

Integrando segurança na nuvem nos projetos de Infraestrutura como Código

Infraestrutura como Código (Ou IaC, na sigla em inglês) é o novo normal quando se fala em criar e construir novos ambientes de nuvem por meio de dados legíveis por computador ou templates de códigos. Hardwares na sua estrutura física podem requerer configurações apropriadas em racks antes de você começar a utilizá-los - o que normalmente leva semanas ou meses para rodar um novo servidor.

Leia mais...

Cinco recomendações práticas para facilitar o trabalho remoto de times de T.I.

A quarentena decretada em razão do COVID-19 (coronavírus) tornou o trabalho remoto – antes considerado utopia – uma realidade para diversas empresas nas últimas semanas e, com isso, as mudanças estruturais e dificuldades têm se tornado evidentes. É comum que times de tecnologia habituados a trabalhar de maneira presencial sejam questionados quanto a produtividade ao começarem o trabalho remoto.

Leia mais...

Assinatura eletrônica, avançada, qualificada e suas diferenças

A ampliação de transações pela internet, as novas conexões entre usuários e objetos com a advento da IoT, diversos serviços disponíveis em aplicativos são cenários que aumentam o risco do uso indevido de informações de pessoas e empresas e até a possibilidade de sequestro desses dados. Para se resguardar no ambiente digital, podemos contar com as assinaturas eletrônicas.

Leia mais...

LGPD: será o governo o primeiro a descumprir a lei?

De repente, você faz uma pesquisa de um determinado produto ou serviço na web e começa a receber e-mails e visualizar posts em suas redes sociais exatamente sobre o tema objeto da pesquisa. Coincidência? Infelizmente, não.

Leia mais...

Malwares estão sendo distribuídos sob o disfarce de alerta de Certificados SSL expirado

Recentemente, após a divulgação da revogação de 3 milhões de Certificados SSL, que deixou donos de sites e gestores de TI em alerta, mais precisamente em 5 de março, pesquisadores da Kaspersky identificaram uma nova técnica de distribuição de malware que simula um alerta de segurança de SSL expirado.

Leia mais...