O apoio de soluções tecnológicas para gestão de riscos na era ESG e LGPD

A gestão de riscos é um processo essencial para toda organização de qualquer tamanho, independentemente do setor em que atua. Com a crescente complexidade dos negócios e a ampliação das responsabilidades corporativas, mais as plataformas de sistemas e dados em nuvem tornam-se imprescindíveis.

Leia mais...

VPN é coisa do passado

As empresas estão nas nuvens literalmente. Para dar a dimensão disto, a cloud computing já representa, em média, 42% do processamento nas empresas do Brasil, segundo a Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia).

Leia mais...

O desbloqueio de dados é o lado bom da renovação da segurança da OT

No mundo da tecnologia operacional (OT), a evolução acontece lentamente. Muitos sistemas de controle da OT têm funcionado perfeitamente há anos, talvez décadas. E são eles que estão em foco para a próxima rodada de digitalização, agora que as tecnologias 5G e de borda de rede estão maduras o suficiente para fornecer a conectividade para fabricantes e serviços públicos.

Leia mais...

ISO 28.000: como implementar a norma e melhorar a segurança do setor logístico?

O roubo e o desvio de cargas são problemas significativos no Brasil, afetando, principalmente, o setor de transporte e logística. Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), houve um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 1,2 bilhão no país em 2022 em perdas ocasionadas por cargas roubadas.

Leia mais...

A importância da Governança nas movimentações de Fusões e Aquisições

Diariamente somos informados sobre as movimentações de fusões e aquisições, já bastante comuns no mundo dos negócios, principalmente com o aquecimento do mercado pós pandemia. Some-se a este fator o aumento da concorrência, a transformação tecnológica e a tendência de consolidação de diversos segmentos.

Leia mais...

Futuro sem senhas: individualidade é a chave da segurança digital

Em 2022, 82% das violações de segurança a pequenas empresas envolveram o elemento humano, segundo a Verizon. As pessoas continuam sendo o maior fator de risco em corporações, seja pelo erro, uso de senhas fracas, pelo roubo de credenciais ou phishing, por isso uma das maiores preocupações das companhias deve ser a garantia da cibersegurança.

Leia mais...

Como se defender de ataques DDoS com botnets – zero trust e inteligência de ameaças

Oferecendo uma base maciça e distribuída de dispositivos conectados à Internet, uma rede de bots é ideal para lançar um ataque de negação distribuída de serviço (DDoS). Um botnet é um conjunto de dispositivos conectados à Internet sob o controle de criminosos cibernéticos, e de fato, os ataques DDoS praticamente sempre alavancam uma rede de bots DDoS.

Leia mais...

Transformação digital: segurança cibernética já integra o centro da estratégia de negócio das empresas

O Fórum Econômico Mundial publicou mais uma edição do prestigiado Global Risk Report e – como era de se esperar – alerta novamente para a importância da segurança cibernética como parte da estratégia de negócio das organizações. A mensagem é clara: as ameaças estão cada vez mais sofisticadas, o crime é organizado e a adoção de novas tecnologias e modelos de negócios têm potencial de expandir a superfície de ataque das instituições.

Leia mais...

Como se defender contra os ataques ao DNS?

Criado em 1983, o Domain Name System (DNS) pode ser comparado a um recurso de identidade semelhante a uma lista telefônica tradicional. Como nas páginas brancas de antigamente, o DNS lista o nome de cada domínio conectado juntamente com seu número correspondente - neste caso, seu endereço Internet Protocol (IP). O fato de o DNS ter permanecido viável por tanto tempo é um crédito à simples elegância de seu sistema dinâmico e distribuído e do banco de dados tree-structure.

Leia mais...

10 violações de dados que são o pesadelo dos CISOs

À medida que os ciberataques se tornam mais comuns e sofisticados, o CISO deve lidar com os riscos urgentes colocados por ameaças internas, violações de dados e o sempre temido ataque de ransomware, ao mesmo tempo em que avançam iniciativas em torno da segurança da infraestrutura, prevenção de ataques cibernéticos e melhores práticas de segurança, como a rede de zero trust.

Leia mais...