Pontos de atenção na jornada para nuvem

A jornada para nuvem, assunto ainda muito atual nas áreas de TI de todas as empresas que nasceram com sistemas on-premise, pode ter diferentes níveis de complexidade. Para empresas recentes, com um número de aplicações reduzido, os projetos costumam ser mais simples. Já para empresas com grande histórico de existência, é comum que ocorram projetos de mais de um ano de duração, somente para migrar as aplicações e rotinas.

Leia mais...

Vivendo e criando em um mundo nativo da nuvem

Uma recente pesquisa da Capgemini revelou que 15% dos novos aplicativos empresariais de hoje são nativos da nuvem, o que significa que foram projetados especificamente para uma arquitetura de computação em nuvem. Há uma estimativa de que esse número suba para 32% até 2020, e é bem provável que seja atingido por causa de um desgaste gradual da infraestrutura local.

Leia mais...

As previsões de TI para 2018: Inteligência Artificial, segurança cibernética e IoT

A computação de borda e da IoT continua a evoluir, mas seu crescimento é prejudicado pela síndrome de ‘quem veio antes, a galinha ou o ovo’. Muitos experts do setor enfatizam logo que o conceito de empurrar o processamento para a periferia da rede (ou seja, para a borda) já existe há muito tempo.

Leia mais...

Como enxergar se a Inovação e Tecnologia estão gerando valor ao negócio?

A transformação digital é um processo que as empresas estão enfrentando há algum tempo. As principais mudanças já estão sendo notadas, como: a proximidade com os clientes em busca de uma vivência sob sua ótica, melhoria nos processos operacionais para integração das áreas e novos formatos de modelos de negócios para a oferta de produtos e serviços inovadores.

Leia mais...

Como planejar a conectividade de rede em uma infraestrutura de edifício inteligente

Na era dos edifícios inteligentes, o edifício é a própria organização. Para criar uma estratégia de edifício inteligente, você tem que unificar o controle, monitorar e gerenciar as capacidades do edifício com uma infinidade de aplicações relacionadas à energia – da iluminação até os termostatos e sensores de CO2 – a fim de obter os benefícios operacionais e de redução de energia para toda a organização.

Leia mais...

Três razões para que empresas utilizem dados de fornecedores de alta qualidade

Com estado atual de crescimento dos dados e o advento da Indústria 4.0, nunca foi tão importante ter informações organizadas. A maneira como as organizações se adaptam às grandes quantidades de dados de seus fornecedores é crucial para o sucesso nos negócios.

Leia mais...

Conheça 4 erros comuns na gestão de dados

Atualmente, a gestão de dados é uma das áreas mais importantes dentro das companhias. O setor é responsável em desenvolver e administrar, de modo centralizado, as estratégias, procedimentos e práticas no processo de gerenciamento dos recursos, incluindo todo o planejamento para a sua definição, padronização, organização, proteção e utilização.

Leia mais...

Gerenciando bancos de dados na nuvem: o que você precisa saber

O último Relatório de tendências em TI da SolarWinds revelou que 95% das organizações brasileiras migraram aplicativos e infraestrutura críticos para a nuvem nos últimos 12 meses, com cargas de trabalho de bancos de dados entre os três principais. O relatório descobriu não só que muitas organizações estão percebendo os benefícios da computação em nuvem (como economia, disponibilidade e escalabilidade), mas também que os ambientes de TI híbrida resultantes criam novos desafios. Na verdade, por classificação ponderada, o principal desafio criado pela TI híbrida é a maior complexidade de infraestrutura, seguido pela falta de controle/visibilidade do desempenho de aplicativos e da infraestrutura baseados na nuvem.

Leia mais...

Cada vez mais alto: de drones a data centers

Quando não estou no trabalho, adoro fotografia ao ar livre. As vistas panorâmicas onde vivemos rendem umas fotos realmente lindas, como o nascer do sol e os topos de montanha cobertos de nevoeiro.

Leia mais...

Tendências na migração de sistemas para nuvem

A importância cada vez maior da computação em nuvem e a mudança para a TI híbrida estão incentivando organizações de todos os portes a migrar infraestruturas de sistemas para fora do data center físico, quer elas estejam realmente prontas ou não. Como mostram os resultados do último Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2017, as organizações migraram aplicativos, armazenamento e bancos de dados para a nuvem mais do que qualquer outra área da TI nos últimos 12 meses.

Leia mais...