Serviços móveis em alta: busca e publicidade

Uma outra sondagem realizada há algumas semanas apontou que mais de 40% dos serviços e aplicativos móveis comprados pelos usuários são para o iPhone. Isto já demonstrava que os serviços móveis despertam grande interesse dos assinantes.

Agora, pesquisa realizada pela ABI Research com mais de mil usuários de telefone celular nos Estados Unidos revelou que 70% deles utilizaram serviços de buscas na internet móvel no ano passado, o que representa um aumento de 14% em relação a 2007. O consumo de serviços móveis de dados, incluindo pesquisas, tem aumentado progressivamente ano a ano, como, por exemplo, o uso de e-mail e web a partir de um celular.

Entre as categorias de conteúdos acessados na internet móvel, as que mais cresceram entre 2007 e 2008, segundo a ABI, foram notícias, jogos, downloads de músicas e, especialmente, vídeos.

Outro levantamento realizado, agora pela Pyramid Research, aponta que a publicidade pelo celular nos mercado emergêntes fará com que as receitas das operadoradoras com serviços de dados móveis aumente 10% nos próximos cinco anos. Ainda segundo o estudo, os serviços de dados móveis deverão ser responsáveis por mais de 33% das receitas das operadoras em âmbito mundial até 2013, tornando esse mercado estratégico para as teles e uma grande oportunidade para os anunciantes.

A estimativa é que essas novas formas de publicidade crescerão mais com a recuperação econômica, prevista para ocorrer a partir de 2011.

O relatório da Pyramid identifica oito mercados em desenvolvimento nos quais a publicidade móvel está ganhando terreno de forma mais acelerada: Brasil, China, Indonésia, México, Romênia, Rússia, África do Sul e Turquia.