Investimentos com data center devem crescer

Os serviços e investimento para o armazenamento de dados e a execução de aplicações em datacenter estão em alta e este ano deverão crescer ainda mais.

Esta tendência foi registrada por pesquisa realizada pela Millward Brown Research International em parceria com a Lightspeed Research. Foram ouvidos mais de 450 profissionais de TI nos Estados Unidos e Reino Unido, dos quais 85% têm poder de decisão sobre os investimentos.

O levantamento apurou que os investimentos nesta área são prioridade para as empresas e que elas reduziram o volume de compra de PCs, notebooks, impressoras e outros itens.

Este cenário é apontado comom consequencia natural e proporcional ao crescimento do uso de datacenters.

A virtualização também é compartilhada pelos CIOs e vista como solução para a redução dos custos de TI. A pesquisa apontou que, das nove tendências tecnológicas para este ano, a virtualização segue na frente, sendo a escolha de 54% dos diretores de TI. As outras são: arquitetura baseada na web (44%), convergência de comunicação (35%), software de rede social (34%), business intelligence (32%), TI verde (31%), cloud computing (30%), sistemas e aplicações especializados (17%) e outros (1%).

Apesar do pessimismo que norteia a decisão de muitos CIOs mundo afora e de 60% deles terem afirmado que tiveram de fazer corte de gastos nos departamentos de TI, o levantamento constatou que investimento em soluções de armazenamento de dados neste ano deve ser maior que em 2008.