Dicas para se tornar uma ¨família bilíngue¨

Aprender com as crianças pode ser uma grande oportunidade e uma gratificante atividade. Do lado da tecnologia, adquirir habilidades – como um novo idioma – se tornou uma tarefa simples, divertida e fácil de inserir na agenda da família.

Os especialistas do Lingokids – plataforma global de aprendizagem de inglês para crianças – compartilham alguns tips para se tornar uma família bilíngue:

Escolher um tema semanal com base no interesse das crianças: Escolher com as crianças uma temática semanal pode ser um bom pontapé para incorporar novas palavras. Animais, alimentos, brinquedos, esportes, entre outros temas, podem gerar gatilhos para adquirir vocabulário em um novo idioma. Uma vez definido o assunto semanal, a família pode recortar palavras ou frases relacionadas e colocar em lugares comuns da casa para tê-los a vista e praticá-los.

Assistir material audiovisual em inglês (ou no idioma que se deseja aprender): Assistir juntos aos desenhos animados ou procurar canções no Youtube no idioma que se deseja aprender ajudará às crianças com a pronúncia, já que adaptam o ouvido à língua. A musicalidade do inglês serve, além disso, para criar rimas fáceis, que se podem repetir em casa. Através do aplicativo do Lingokids, é possível descobrir muitíssimo material gratuito, didático e lúdico que se adapta aos progressos da criança e da família.

Programar saídas com guias em inglês ou famílias amigas: Quando as crianças estão expostas ao inglês desde pequenos tendem a ver o idioma de forma natural, enquanto se os pais os forçam a falar correm o risco de que terminem rechaçando o aprendizado, pois veem como obrigação. Ir ao teatro ou visitar museus com guias em inglês são formas divertidas de fazer com que as crianças sintam curiosidade em aprender o idioma. Outra opção pode ser realizar uma saída com uma família amiga que também esteja aprendendo a língua e fazer um picnic ou outra atividade numa praça ou em algum espaço verde, intercambiando em inglês. Não importa o nível do idioma, mas a dinâmica que se gera, 

já que através dos erros e da troca, sempre se aprende.

Envolver-se verdadeiramente: O acompanhamento dos pais é fundamental para que os filhos – e a família – adquiram o idioma – ou qualquer nova habilidade – com confiança, sentindo-se apreciados e motivados no processo de aprendizagem. Por isso, é crucial que os pais ou adultos da família se comprometam e entusiasmem com o idioma genuinamente. Se seu filho te vê lendo, assistindo filmes e falando em inglês se inspirará e irá querer fazer o mesmo. Participar ativamente na experiência é de grande valor para as crianças.

Em resumo, como tornar-se uma família bilíngue? Pensando em assuntos semanais, assistindo a materiais audiovisuais, programando saídas e nos comprometendo com a aprendizagem de maneira natural e divertida.

A plataforma Lingokids

Lingokids-1864x1041






O Lingokids é uma plataforma global de ensino de inglês para crianças em tenra idade (2-8 anos) com a missão de romper as barreiras linguísticas e da educação para as gerações mais novas. Fundada na Espanha em 2016 por irmãos Cristóbal e Marieta Viedma, a empresa já possui 6 milhões de usuários no mundo e inclui conteudo da Oxford University Press, líder mundial no ensino de inglês. Com Lingokids os seus filhos terão um entorno seguro, divertido e imersivo para poder aprender inglês. Disponível para iOS e Android.

(*) CEO e co-fundador da Lingokids.