Blog IT Portal

  • Home
  • Contato
  • Voltar a IT Portal
Desktop Plus

Data Science como solução para o ensino

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Segunda, 14 Dezembro 2020 15:00
Escrito por Allan Spadini (*)

Com o uso de Data Science, o objetivo sempre vai ser o mesmo: transformar dados em insights e tomadas de decisões, seguindo métodos e processos de um sistema científico, extraindo informações e agregando valor aos objetivos de negócio ou estudos. No meio educacional isso não difere, já que o setor da educação, seja ela pública ou privada, é repleto de metas.

Leia mais...

Como a estratégia de multicloud pode garantir a eficiência operacional das empresas

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Sexta, 11 Dezembro 2020 21:07
Escrito por Armindo Sgorlon (*)

As empresas têm apostado cada vez mais na tecnologia em nuvem para otimizar processos, melhorar os resultados internos e ajudar no processo de transformação digital, pois ela concentra o que há de mais moderno em termos tecnológicos, ganhando cada mais relevância. Para isso, existem diversas soluções que aceleram essas mudanças, como é o caso do multicloud.

Leia mais...

Integração entre sistemas: uma mudança de mindset no mercado de tecnologia para a saúde

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Quinta, 10 Dezembro 2020 13:06
Escrito por Vanessa Liebl Gueratto (*)

No passado, era muito comum vermos desenvolvedores de sistemas de saúde trabalharem em diferentes features e módulos de maneira independente. Ou seja, usando seus próprios esforços, aumentavam a complexidade da sua manutenção no intuito de oferecer a ferramenta mais completa do mercado. Hoje, o cenário mudou um pouco. A integração entre sistemas de tecnologia trouxe uma nova perspectiva.

Leia mais...

Biometria e unificação de documentos como política antifraude identitária

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Quinta, 10 Dezembro 2020 12:48
Escrito por Claudio Elsas (*)

Nas últimas semanas, acompanhamos os processos eleitorais nos Estados Unidos e no Brasil, que evidenciaram, mais uma vez, as diferenças latentes entre os sistemas de votação nos dois países. Os EUA adotam um modelo híbrido, com o uso de cédulas eleitorais, que podem ser enviadas pelo correio ou preenchidas presencialmente nas urnas no dia da eleição. Já o Brasil adota o sistema de urnas eletrônicas, com voto presencial em um único dia em todo o País, que permite uma contagem de votos mais ágil e sem intervenção manual.

Leia mais...

Chatbot e a Lei Geral de Proteção de Dados: o que é e como se adequar

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Terça, 24 Novembro 2020 10:25
Escrito por Cassiano Maschio (*)

 

As empresas precisam mudar a forma como coletam e tratam os dados dos usuários em razão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, e que tem como objetivo garantir mais privacidade e transparência quanto ao uso de dados pessoais coletados pelas empresas e pelo setor público.

Leia mais...

Manutenção preditiva pode ganhar mais eficiência com redes wireless

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Segunda, 16 Novembro 2020 15:08
Escrito por Luciano Rodrigues Costa (*)

Uma pesquisa realizada pelo instituto Aberdeen Research apontou que o custo médio de uma parada não planejada pode chegar a US$ 260 mil hora - em operações de manufatura de grande escala. Como a redução de custos é uma das principais prioridades em todos os setores, o ideal é zerar as paradas não planejada.

Leia mais...

Black Friday: um desafio de logística

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Segunda, 16 Novembro 2020 14:58
Escrito por Daniel Schnaider (*)

Se você é empresário e não tem um orçamento milionário em marketing como a Amazon para criar o seu próprio Prime Day, provavelmente irá aproveitar a Black Friday para dar um fôlego nos negócios. Já conversei com empresas que salvaram um ano de vendas nesta fatídica semana de descontos. A maioria foca nas campanhas de divulgação e no mix de descontos. Algumas fazem contratações temporárias e aumentam o horário do expediente. Os e-commerces fazem investimentos em tecnologia para garantir que o site não irá congestionar. Agora, se tem um aspecto que pode tornar a experiência do cliente uma verdadeira dor de cabeça, e pouco vejo os empresários se preocupando, é a logística.

Imaginem o grande tiro no pé, vender produtos sem estoque, enviar a mercadoria errada e/ou com avarias, ou ainda demorar meses para entregar. De repente, o nome da empresa está em destaque no Reclame Aqui ou nos noticiários como exemplo de denúncias no Procon. Acontece que a Black Friday estressa ao máximo a cadeia logística e, se você, lojista, não começou a se preparar com meses de antecedência para a esta data, eu diria que você corre sérios riscos.

Nessa jogada, os e-commerces levam vantagem sobre as lojas físicas. Não somente devido à pandemia - e que se espera, portanto, que haverá maior motivação para compras on-line - mas também pela possibilidade de diluir os prazos de entrega ao longo dos dias. Uma pesquisa realizada pelo Google mostra que os principais fatores de decisão de compra dos brasileiros na Black Friday são: preço, possibilidades de parcelamento e frete. Ou seja, nas lojas virtuais, os clientes se submeterão aos prazos de entrega que a logística permitir.

Já para as lojas físicas o desafio é bem maior. Trata-se de um ingrato exercício de predição para saber quais produtos terão saída naquele fim de semana específico. Se a loja estocar o produto errado, estará perdendo dinheiro duas vezes: do estoque que ficou emperrado e das oportunidades de vendas perdidas por não encomendar os produtos certos. Eu diria, ainda, que a pandemia trouxe um fator agravante: as empresas prestadoras de serviços não são mais as mesmas.

Uma forte recomendação é uma conversa bem franca com as transportadoras. Muitas podem ter feito demissões, contratações menos qualificadas, vendas de ativos, trocas por veículos com menos tecnologia, tudo para sobreviver à crise. Uma queda na qualidade da prestação do serviço de entrega pode manchar a reputação da empresa, pois o consumidor irá associar a experiência à loja, jamais à transportadora.

Mas e se você me perguntar se existe uma solução, eu sugiro uma sintetização do problema: as empresas precisam fazer estoque ou entregar os produtos de forma segura e eficiente, sem aumentar os custos do frete para terem um Black Friday de sucesso. Diante disso, eu só vejo uma solução: usar o melhor que a tecnologia pode nos proporcionar ao nosso favor.

Atualmente, o setor de logística tem sido revolucionado pelas soluções baseadas na internet das coisas, o famoso IoT (internet of things, na sigla em inglês). A partir de um pequeno computador, sensores e outros dispositivos, tanto os veículos como as cargas estão conectados em tempo real. Esse tipo de solução permite redução dos custos do frete, pois proporciona uma redução de até 26% no consumo de combustível e até 15% do custo de manutenção. Isso porque a gestão da frota passa a ser baseada em informações que os veículos conectados enviam a todo momento.

Além disso, uma frota com esse tipo de solução tende a ser menos ociosa, com otimização de rotas, e mais segura, tendo em vista que permite o monitoramento do comportamento do motorista. Ela ainda previne contra roubos e fraudes. Imaginem a dor de cabeça para uma empresa em ter, por exemplo, um caminhão de eletrônicos roubado. Ainda que se tenha o seguro, pensem no esforço em repor todos os pedidos e refazer as rotas, tentando, ao máximo não atrasar e fidelizar o cliente.

Portanto, a palavra de ordem, acredito que seja a preparação. Afinal, não se trata de nenhuma surpresa, a Black Friday existe há alguns anos. O que se espera é que a oferta de frotas inteligentes seja cada vez mais ampla, e que as empresas tenham um papel fundamental nisso, dando preferência e cobrando os prestadores de serviços em logística para que tenham a tecnologia ao seu lado, de modo que juntas possam fazer da experiência de compra de seus clientes um verdadeiro sucesso.

(*) CEO da Pointer By PowerFleet Brasil.

5 desafios de tecnologia e de inovação que deverão ser superados em 2021

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Sexta, 13 Novembro 2020 16:02
Escrito por Gustavo Mantese (*)

 

A pandemia obrigou as empresas a se reinventarem em vários aspectos. Mas como será daqui para frente? O ano de 2020 foi surpreendente em inúmeros aspectos, exigindo realocação de recursos e investimentos em inovação em empresas de todos os segmentos. Estima-se que antecipamos em cinco anos a previsão de transformação digital, sendo que recursos de tecnologia foram fundamentais para que organizações conseguissem superar o cenário de instabilidade.

Leia mais...

Como uma pandemia contribui para a mudança no comportamento do cliente

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Sexta, 13 Novembro 2020 15:55
Escrito por Tomás Duarte (*)

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas paraa sociedade, especialmente quando pensamos em tecnologia e na relação das empresas e clientes. Como a sociedade que conhecemos não tinhavivido algo parecido, foi preciso repensar as relações, e isso, claro, impactou no mundo dos negócios.

Leia mais...

EW2Saúde apresenta resultados do monitoramento populacional nas empresas para o retorno seguro ao trabalho

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Publicado em Quinta, 05 Novembro 2020 11:06
Escrito por Equipe IT Portal

Análise levou em conta os dados colhidos de uma amostra de 4 empresas selecionadas para a implantação da solução RST, durante o período de julho a setembro, com mais de 3400 participantes, entre funcionários e terceiros e adesão de 79%

Leia mais...

Pagina 1 de 85

  • Iniciar
  • Ant
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Próx
  • Fim
  • feed-image Feed Entries

    Categorias

    • Atualidades
    • Carreira
    • Desenvolvimento
    • Gestão de Negócios
    • Gestão de TI
    • Internet
    • Livros
    • Mobile
    • Segurança
    • SOA-BPM
    • Telecom

    Blog Roll

    • Ronildo Costa
    • Guilherme Tsubota
    • Magic Blog Brasil
    • eDeveloper
    • The BPM Experience
    • Pedro Paulo de Almeida

    Login Form

    • Esqueceu sua senha?
    • Esqueceu seu usuário?
    • Criar uma conta